26/01/2019
Prefeito de Birigui participa de eleição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou da eleição para a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê (CBH-BT). O chefe do Executivo esteve acompanhado dos secretários Juliano Salomão (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado) e Tiago Contador Lotto (Expediente e Comunicação).

A eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 25 de janeiro, e aconteceu na AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), reunindo 15 prefeitos e representantes de órgãos de classe, entidades e sociedade civil (que também integram o Comitê).

Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário executivo do Comitê, engenheiro Luiz Otávio Manfré, e pelo engenheiro civil e diretor da Bacia do Baixo Tietê, Lupércio Ziroldo Antonio.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a prefeita do município de Lourdes, Gisele Tonchis, foram os candidatos. Dilador foi o presidente nos últimos 2 anos e não conseguiu se reeleger.

Gisele recebeu 12 votos e Dilador 3. O ex-prefeito de Bilac, José Roberto Rebelato, foi eleito vice-presidente do Comitê. Os trabalhos dos membros do Comitê não são remunerados.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê recebe do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) recursos da ordem de R$ 12 milhões por ano. Os recursos são utilizados para a execução de projetos que garantam a proteção aos recursos naturais renováveis, principalmente a água.

Segundo a prefeita eleita, os pequenos municípios têm dificuldade no desenvolvimento das ações porque não tem técnicos para montar projetos para competir com os grandes municípios.

“Isso acaba dificultando o acesso deles às verbas do Fehidro. Na nossa gestão vamos dar total atenção aos municípios pequenos, mantendo uma comissão técnica dentro do próprio Comitê”, disse Gisele.

Outra proposta da prefeita eleita é incluir a energia fotovoltaica nos projetos do Comitê, garantindo a produção de energia de maneira sustentável.

“Desejo sorte a amiga Gisele. O Comitê tem um papel importante para os municípios da região. A captação de verbas via Fehidro é essencial para a execução de projetos”, completou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e foto: Tiago Lotto