14/02/2019
Recém-formada em Arquitetura e Urbanismo propõe ao prefeito revitalização do Terminal Rodoviário

A arquiteta urbanista Marcela Pulzatto Mazetto, recém-formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unesp de Bauru, fez seu TFG (Trabalho Final de Graduação) propondo uma revitalização no Terminal Urbano Rodoviário de Birigui e na Praça João Cernach.

O projeto arquitetônico foi apresentado ao prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, nesta quarta-feira, 13 de fevereiro. O encontro foi uma solicitação do vereador José Luis Buchalla, que tomou conhecimento do projeto e indicou ao chefe do Executivo. O parlamentar também acompanhou a apresentação, que ocorreu no Paço Municipal.

Apesar de nascida em Curitiba, Marcela passou boa parte de sua infância em Birigui, onde tem parentes de famílias tradicionais do município. Ela doou o projeto arquitetônico para a Prefeitura de Birigui.

Segundo a arquiteta, uma pesquisa foi feita com usuários do terminal e da praça. “O projeto levou em consideração as sugestões dos usuários. Nossa proposta é melhorar os locais, deixando-os funcionais e mais agradáveis, visando melhorar a qualidade de vida da população”, falou Marcela.

Para o Terminal Rodoviário, o projeto prevê acrescentar um setor de achados/perdidos, copa, banheiro, lanchonete/cafeteria, lojas, bicicletário, guarda volumes, acessibilidade e salas para o juizado de menores e assistentes sociais.

“Pelo que vi, o projeto prevê melhorar a infraestrutura do terminal, criando um novo ponto de referência na cidade, que visa promover a interação social”, disse o vereador Zé Luis Buchalla.

Para a Praça João Cernac, a arquiteta sugere uma fonte, uma quadra poliesportiva, sanitários, parquinho infantil, área de lazer, acessibilidade e espaço para a tradicional feirinha. No projeto, a sugestão foi um espaço para um festival de “Food truck”.

Melhorias na iluminação e instalação de bancos também está previsto, visando movimentar a praça no período noturno.

Atualmente, a pedido de uma academia, a Praça João Cernach não conta com bancos e sua iliminação é precária. O local é pouco frequentado e a única manutenção é a roçagem da grama.

“A praça é hoje um ambiente 'triste'. Temos que transformá-la em um local agradável. O projeto da Marcela é muito bom. Vamos aproveitar”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

A realização da tradicional 'feirinha' na praça também foi destacada pelo prefeito. “Podemos transformá-la em um ponto de encontro familiar, onde as pessoas poderão praticar atividades físicas, de lazer, culturais e, ainda, contar com um espaço para gastronomia”, completou o chefe do Executivo.

O projeto arquitetônico será entregue aos profissionais da Secretaria Municipal de Obras, que farão uma análise e um levantamento de valores. “Vamos analisar o orçamento para estas melhorias. A proposta é excelente. Vamos, agora, levantar valores”, completou o prefeito de Birigui.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto