08/03/2019
Prefeito e secretário de Obras visitam empreendimento “Light Steel Frame”

Uma obra que não gera resíduos, já que não utiliza tijolos e concreto. Uma obra rápida e limpa, com facilidade de montagem e manuseio. Esse é o sistema Light Steel Frame (LSF), que está sendo usado pelas empreendedoras (e irmãs) Márcia Santos e Maristela Gonçalves.

As irmãs são sócias proprietárias do Colégio Criando Asas, unidade de ensino que utiliza um projeto pedagógico baseado na ludicidade. A escola, que atualmente está instalada na rua Ribeiro de Barros, Centro, será transferida em breve para um ambiente totalmente sustentável, que está sendo construído na rua Francisco Lamachia, 342, Chácaras Caiçara.

“Queremos ser uma escola ecologicamente correta. Estamos construindo sem erradicar árvores, iremos reutilizar a água da chuva, teremos um piso drenante e parte da água da chuva será absorvida pelo solo. Vamos, também, implantar o sistema de energia solar fotovoltáica, capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar”, explicou Márcia Santos.

VISITA – A convite das empreendedoras, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o secretário municipal de Obras, Saulo Giampietro, e o assessor executivo Carlos Farias, responsável pelo Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui, estiveram na obra.

Os representantes da prefeitura foram recebidos na manhã desta sexta-feira, 8 de março, pela empreendedora Márcia Santos, pelo responsável pela obra, José Luis Pocolin, e pelo arquiteto responsável pelo projeto da obra, Kleber Bertaglia.

Além da preocupação com a sustentabilidade, a obra no sistema LSF gera economia. Segundo Kleber Bertaglia, se comparada com uma obra tradicional, geralmente de alvenaria, a economia é de até 20% do valor final da obra.

“Começamos o ano e o setor educacional de Birigui já ganha esse excelente empreendimento. Parabéns aos envolvidos. Esse sistema é fantástico. Vamos estudar a possibilidade de implantá-lo na administração”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

“Estamos falando de uma construção industrializada, rápida, limpa e ecologicamente correta de madeira e drywall”, completou o prefeito.

2012 - O Colégio Educacional Criando Asas iniciou sua história em 6 de novembro de 2012.

Seus idealizadores compartilhavam do mesmo desejo: trazer para Birigui uma proposta inovadora em Educação Infantil conquistando a admiração, o respeito e principalmente a confiança da comunidade biriguiense.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto