11/03/2019
“Ambulatório Sustentável” está aberto para visitação de escolas de Birigui e cidades vizinhas

As secretarias de Saúde e Meio Ambiente da Prefeitura de Birigui estão com inscrições abertas para visitações no Ambulatório de Saúde da Criança, prédio da administração inaugurado em outubro de 2018, considerado ‘ecologicamente correto’.

No último dia 8 de março as visitações foram abertas para este ano. Estiveram no local profissionais da construção civil (engenheiros, arquitetos, eletricistas e pedreiros). Eles conheceram o novo setor de Saúde da administração e receberam informações sobre a obra.

“Várias orientações foram passadas sobre os materiais sustentáveis instalados no local, para que as novas plantas arquitetônicas executadas pelo município possam contar com os itens de Sustentabilidade”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão.

ITENS DE SUSTENTABILIDADE

Instalado na região central de Birigui, o Ambulatório de Saúde da Criança fica no antigo pronto-socorro municipal, no Largo Gumercindo de Paiva Castro, sem número.

O prédio conta com 12 itens de sustentabilidade: torneira com temporizador, iluminação natural provenientes de janelas amplas e pintura clara, bebedouro que dispensa o uso de copos descartáveis, implantação de sistema de reuso de água, caixa acoplada no vaso sanitário, válvula econômica no vaso sanitário, ampliação do pé direito de ambientes, lâmpadas fluorescentes/LED, ventilação cruzada e natural, acessibilidade de rampas e barras de apoio para deficientes e sensor de presença para iluminação.

“Ter um modelo de edificação publica com itens sustentáveis é um processo importante para incentivar pessoas e instituições a executarem suas edificações de forma sustentável, sem grandes custos para implantação”, falou o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão.

“Pensar na sustentabilidade nas obras públicas é pensar em uma cidade melhor, que auxilia na preservação de recursos naturais”, completou o secretário.

As visitações no prédio começaram em setembro de 2018 com os alunos da Escola Municipal Roberto Clark. Este ano, visando dar continuidade nas visitações ao Ambulatório de Saúde da Criança, a Secretaria de Meio Ambiente está agendando visitas, fazendo parte do cronograma de visitas para 2019.

AGENDAMENTO - Escolas que queiram visitar o Ambulatório podem ligar para 3643-6193. Os agendamentos estão sendo feitos com a chefe de educação ambiental Elaine Cagni.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto