18/03/2019
Plantio Global: Birigui ganhou 229 mudas de árvores nativas; ação reuniu vários voluntários

Birigui ganhou mais 229 mudas de árvores nativas neste domingo, dia 17 de março, quando ocorreu o Plantio Global 2019.

A ação, que acontece em várias cidades do mundo, contou com apoio da Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que distribuiu as mudas gratuitamente para os voluntários participantes do plantio.

O objetivo da ação foi despertar as comunidades para a recuperação ambiental. A atividade foi colaborativa, voluntária e apartidária. Na somatória dos pontos onde houve plantio, participaram 115 voluntários.

Um ato simbólico do evento ocorreu às 9h no CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados), que fica na avenida João Cernach x rua das Tulipas, no Cidade Jardim. Os espaços ao redor do prédio receberam 53 mudas de árvores nativas. As outras mudas foram plantadas em outros dez pontos da cidade.

O plantio contou com apoio das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos/Água/Esgoto e Cultura/Turismo. O ato reuniu o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, o diretor municipal de Cultura, Paulo Bernardes, o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal, integrantes da ONG AGA Brasil, moradores do bairro e demais voluntários que visam preservar o meio ambiente.

“Plantamos árvores nativas, entre elas o angico-branco, o pau-mulato, sibipiruna, tarumã, jequitibá-branco, cedro, ingá-quatro-quinas, mutambo, peito-de-pomba, entre outras”, explicou o diretor do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal.

Renê José do Nascimento e Elízio dos Santos Silva são moradores do bairro que ajudaram no plantio. Eles disseram que o ato só traz benefícios para os moradores.

“Quem não gosta de uma boa sombra? Deveríamos plantar mais árvores. Esse plantio deveria ocorrer mais vezes”, opinou seu Elízio, que mora há 30 anos no bairro e nunca presenciou uma ação como essa.

“Foi uma manhã muito produtiva. Essas árvores irão trazer um benefício enorme para a saúde das pessoas”, disse a comunicóloga Marici Alves, voluntária na ação.

SAÚDE - De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, além de estabilizar a temperatura ambiente, evitando os efeitos da insolação nas horas mais quentes do dia, estudos científicos demonstram que bairros arborizados apresentam temperaturas cerca de 4°C inferiores àquelas das áreas edificadas não arborizadas.

“As árvores desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente, como bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre”, explicou.

Salomão é professor de Biologia e lembrou que as plantas puxam a água da terra por meio de suas raízes. A água é levada por meio de canais até as folhas. As folhas retiram do ar um gás chamado dióxido de carbono, que é o gás que sai dos nossos pulmões quando respiramos.

“A planta também absorve a luz do sol. Com a energia solar e a clorofila, uma substância que dá a cor verde das folhas, ela realiza um processo chamado fotossíntese. Nesse processo, a plantinha transforma o dióxido de carbono e a água em glicose, que é o alimento das plantas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira. Por isso dizemos que as plantas purificam o ar”, completou.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto e fotos: Tiago Lotto