28/03/2019
Professora da Prefeitura de Birigui lança livro infantil para alunos de 2 a 7 anos

A educadora Luana Maria Barbosa de Souza, que ministra aulas no CEI Pulcina Montinho Gonçalves e na EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada, lançou um livro que aborda importantes temas na educação infantil: birras, convivência com opiniões diferentes, egocentrismo e brincadeiras.

Os temas são abordados no livro "O Sol não quer brincar", da editora biriguiense Pindorama. Servidora da Secretaria Municipal de Educação há 11 anos, Luana utilizou desenhos e letras em caixa alta para atender o público que ainda não sabe ler.

"É necessário que os familiares e educadores leiam para as crianças, que podem acompanhar vendo os desenhos", falou a educadora. Ela lembra que o livro pode auxiliar na alfabetização das crianças.

"O Sol birrento não queria brincar, porém ele aprendeu a ouvir a Dona Lua, que com sua sabedoria soube fazer o Sol repensar e mudar suas atitudes. O livro mostra que é importante saber compartilhar e conviver com opiniões diferentes", salientou a autora.

Ela fez um ‘paralelo’ entre o Sol e a Lua, como se a Lua fizesse o papel da mãe: sempre pronta para orientar o filho e oferecer conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.

Segundo Luana, a psicóloga e neuropsicóloga Andressa Sakuma afirmou que o livro pode ser utilizado também como ferramenta lúdica para trabalhar no atendimento dos pacientes com TEA no reconhecimento das emoções e sentimentos, estimulando-os a expressar sua inteligência emocional. “A psicóloga disse que o livro também é uma ferramenta no processo avaliativo”, afirma a educadora.

Luana é formada em Pedagogia e Letras, com pós graduação em "A produção de texto na Escola" e em "Língua portuguesa e Literatura".

Os interessados no livro podem procurar o site da Editora Pindorama, a papelaria Papelart, a papelaria Imperius ou ligar para a autora do livro, que atende quando estiver fora da sala de aula. O contato é (18) 99665-0592. O livro também está disponível na internet (www.girafaamarela.com.br).

COMUNICAÇÃO PREFEITURA