01/04/2019
Prefeito de Birigui destaca lei anticorrupção de autoria do vereador José Luis Buchalla

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, o vereador José Luis Buchalla, autor da lei municipal 6.354, de 9 de maio de 2017, que prevê a aplicação de percentuais mínimos de publicidade para ações, programas, procedimentos e rotinas voltadas à prevenção de atos de corrupção.

A lei municipal prevê que, do total dos recursos empregados em publicidade, serão investidos percentuais não inferiores a 5% a ações e programas de marketing voltados a estabelecer cultura de intolerância à corrupção.

“Estamos colocando cartazes nas repartições públicas. Nestes cartazes alertamos para o tema, que é de extrema importância para o cidadão", disse o prefeito de Birigui.

Além da colocação de cartazes, a administração pretende realizar ações de marketing incluindo medidas de conscientização dos danos sociais e individuais causados pela corrupção, o apoio público a medidas contra a prática, o incentivo à apresentação de notícias e denúncias relativas à métodos corruptíveis e o desestímulo desta conduta.

Mestre em Direito, o prefeito disse que a lei deve ser exemplo em outros municípios. "Falando como professor e como cidadão, acredito que essa iniciativa do vereador Zé Buchalla traz aos moradores um tema de muita importância, já que a constante corrupção no cenário político é notícia diária pelo Brasil. Temos que lutar contra essa prática que só prejudica o país", disse Salmeirão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Expediente e Comunicações Administrativas, os cartazes produzidos foram doados pela ArteMídia, empresa biriguiense que se mostrou sensível ao tema.

“Quando a Lei Municipal entrou em vigor ainda não havíamos feito a licitação para os serviços de uma agência de publicidade. Pedimos apoio ao empresário Alexandre Crepaldi, que doou os cartazes de maneira gratuita e voluntária", explicou o secretário de Expediente, Tiago Lotto.

Além dos cartazes, a mensagem também foi incluída como banner no site oficial da Prefeitura de Birigui [www.birigui.sp.gov.br] e outras ações estão previstas para divulgar o tema.

Com os cartazes e com o banner no site, a Prefeitura de Birigui já cumpre a lei fazendo uma alusão a campanha promovida pelo Ministério Público Federal: “10 medidas contra a corrupção. Apoie essa ideia”.

Uma reunião sobre a legislação será realizada em breve, envolvendo os setores da prefeitura envolvidos no tema. A meta é ampliar a divulgação.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA