01/04/2019
Quadra coberta ao lado do Ginásio Municipal será inaugurada neste sábado, dia 6 de abril

A Prefeitura de Birigui vai abrir as portas da quadra coberta construída ao lado do Ginásio Municipal Vicente Felício Primo, o conhecido Gigante da Fátima.

O espaço público recebeu o nome de Quadra Poliesportiva Donato Taldivo “Tutão”. O projeto de lei que fez a homenagem é de autoria do vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia.

“Tutão era um amante do esporte, principalmente do futebol e do Bandeirante de Birigui. Além de ajudar o BEC (juntamente com seu irmão Lalo), ajudava todas as modalidades esportivas da cidade. Foi um comerciante biriguiense muito respeitado no município. Infelizmente nos deixou em 2008, quando faleceu”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

A cerimônia de inauguração será neste sábado, dia 6 de abril, às 9h, e irá reunir várias autoridades, entre elas os deputados Fausto Pinato (federal), Roque Barbiere (estadual), o prefeito, o vice-prefeito Carlito Vendrame, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Ivan Ribeiro, entre outros convidados. A cerimônia será aberta ao público e contará com apresentação de ginástica rítmica e jogo exibição de futsal.

A atual gestão herdou a obra inacabada, que contava, apenas, com uma estrutura metálica na cobertura. A retomada da obra foi projetada logo no início da gestão 2017/2020, quando vários agentes políticos uniram forças.

Salmeirão, Roquinho, Pinato, Vadão e o vice-prefeito Carlito Vendrame fizeram uma verdadeira ‘força-tarefa’ para legalizar a documentação da obra, orçada em R$ 278 mil. Vários vereadores de Birigui também colaboraram para que a obra fosse concluída.

A obra recebeu recursos do Programa Esportes e Grandes Eventos Esportivos, do Ministério do Esporte, emenda parlamentar de Fausto Pinato e, ainda, contrapartida do governo municipal.

O pedido da emenda para Pinato foi do vereador Vadão, na gestão do ex-prefeito Pedro Bernabé. A verba chegou para Birigui no mandato do prefeito Cristiano Salmeirão, que agilizou os trâmites para dar continuidade na obra.

A empresa que venceu a licitação, Afonso Garcia Construções e Comércio, entregou a quadra com trave oficial para futebol de salão, tabela completa para basquete e poste oficial para voleibol. A quadra também conta com bebedouro com água refrigerada.

COMPLEXO ESPORTIVO - Localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima, o Ginásio Municipal será um verdadeiro complexo esportivo, já que sua quadra externa coberta ganhou arquibancada, novo piso, adequações na rede hidráulica, sinalização, iluminação de emergência e extintores de incêndio.

Vale lembrar que no espaço do Ginásio de Birigui existe uma piscina semiolímpica e duas piscinas de Biribol.

“Teremos, em breve, a inauguração do campo de grama sintética, o chamado campo de futebol society. Essa conquista foi um trabalho do deputado Roquinho junto a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo”, falou Cristiano Salmeirão.

Segundo o prefeito, o investimento no campo society foi de aproximadamente R$ 170 mil. A obra teve supervisão do chefe de seção do Ginásio Municipal, Branquinho Estabile. A data de abertura do espaço será divulgada em breve pela administração.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto