03/04/2019
Inglês será incluído na Grade Curricular do Ensino Fundamental da Prefeitura de Birigui

A Prefeitura de Birigui investiu R$ 1,1 milhão na educação dos alunos do 1º ao 5º ano, estudantes pertencentes ao Ensino Fundamental com faixa etária de 6 a 10 anos.

A partir do próximo dia 15 de abril, o Inglês passa a ser uma das disciplinas da Grade Curricular da Rede Municipal de Educação.

A inclusão do Inglês, inédita na Grade Curricular das escolas da prefeitura, é uma iniciativa do prefeito Cristiano Salmeirão. Antigas gestões ofereceram o Inglês como disciplina extracurricular.

“Quando eu ia buscar meus filhos na escola de Inglês, ficava pensando como oferecer essa disciplina nas escolas da administração. Fomos trabalhando para isso e agora esse projeto virou realidade”, comentou o chefe do Executivo.

Após licitação para contratação de empresa especializada para prestação de serviços de ensino de língua estrangeira moderna (Inglês), a prefeitura concluiu o processo no último dia 29 de março. As aulas serão oferecidas pela escola de idiomas CCAA Birigui, que irá disponibilizar professores, metodologia exclusiva e material didático aos alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Meiriane Beltran, 14 Escolas Municipais (EM) da Prefeitura de Birigui irão contar com a nova disciplina (veja listagem das escolas abaixo).

As aulas serão nas próprias salas dos alunos e não houve exclusão de disciplinas. Também não haverá mudanças no horário de aula dos estudantes da Rede Municipal.

Serão beneficiados 6.135 alunos do 1º ao 5º ano. Para atender essa demanda, serão montadas 260 turmas. Treze professores do CCAA Birigui serão os responsáveis pelas aulas.

A Grade Curricular da Rede Municipal de Educação conta com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física, Educação Ambiental (prevista na Lei Orgânica do Município), Atividade de Enriquecimento Curricular (usada para reforço escolar no contra turno ou Laboratório de Informática) e, agora, o Inglês.

“O Inglês tem uma importância enorme nos nossos dias, já que está presente no shopping, no cinema, nas músicas, vídeo game, entre outros. Essa segunda língua se tornou essencial, principalmente no mercado de trabalho”, comentou a secretária Meiriane.

Segundo a proprietária e diretora do CCAA Birigui, Sandra Contrera Ferreira, os alunos das escolas da Prefeitura de Birigui serão alfabetizados com o Inglês.

Para ela, será uma oportunidade ímpar aos alunos da Rede Municipal de Educação. “Através de um método interativo, leve e associado às fases escolares da alfabetização trabalharemos com um aprendizado constante e diário, com a inserção de vocabulários e gramáticas. Nossa didática inicia-se com as formas oral e auditiva, partindo então para a leitura e escrita”, explicou a diretora.

Sandra afirmou que ela e sua equipe estão felizes em firmar essa parceria com a Prefeitura de Birigui.

LANÇAMENTO – O lançamento do projeto de inclusão do Inglês no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação será nesta quinta-feira, dia 4 de abril, às 16h, no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto, sede da Secretaria Municipal de Educação.

O ato reunirá o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a secretária municipal de Educação, Meiriane Beltran, e demais profissionais envolvidos nas aulas de Inglês. Após o lançamento, os envolvidos no projeto atenderão jornalistas e repórteres.

CONFIRA, ABAIXO, A RELAÇÃO DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DE BIRIGUI QUE TERÃO AULAS DE INGLÊS.

EM Profª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti

EM Profª Dirce Spínola Najas