09/04/2019
Coleta de pneus inservíveis é feita semanalmente pela Prefeitura de Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto, promove semanalmente a coleta de pneus inservíveis. Um veículo da administração passa em borracharias, bicicletarias e oficinas mecânicas as quartas, quintas e sextas-feiras.

Esses locais também servem de pontos de descarte para quem deseja se desfazer de pneus. Além destes pontos, o cidadão pode descartar no almoxarifado da Prefeitura de Birigui, que atende na sede da Secretaria e Serviços Públicos, na rua Roberto Clark, 672, Centro”, explicou o secretário da pasta, Rafael Polizel. O local atende das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

A ação de recolhimento dos pneus recebe apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com a pasta, de outubro de 2018 a março de 2019 foram recolhidos 13.852 pneus em Birigui.

Após reunir as unidades no depósito da prefeitura, a empresa RECICLANIP é responsável por recolher mensalmente os pneus.

PRESERVANDO - Pelo seu alto poder calorífico, 70% dos pneus inservíveis são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.

Segundo a RECICLANIP, já os outros 30% são distribuídos para trabalhos com asfalto: adição à massa asfáltica de pó de borracha oriundo da trituração de pneus inservíveis.

O asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias.

A borracha retirada dos pneus inservíveis dá origem a diversos artefatos, como tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas.

Os pneus não-radiais descartados também são cortados em lâminas que servem para a fabricação de percintas (indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais, entre outros.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA

Texto: Tiago Lotto