12/04/2019
Procon de Birigui realizou mais de 7.700 atendimentos em 2018

De janeiro a dezembro de 2018, o PROCON de Birigui, vinculado a Secretaria de Negócios Jurídicos realizou 7.754 atendimentos. Segundo a Coordenadora do órgão, Camila Canassa Cervantes, a área mais demandada foi a de serviços Privados, assuntos financeiros, serviços essenciais, saúde, habitação e alimentos vêm em seguida como os mais reclamados.

De acordo com o levantamento, serviços privados respondem por 47% dos registros, ante 21,67% de assuntos financeiros, e 21% de serviços essenciais e 10,16% de produtos.

“Nesta primeira fase de chegarmos a uma resolução, estamos conseguindo solucionar 80% da demanda. Isso significa que de cada 10(dez) casos que chegam ao órgão, 8 (oito) são resolvidos”, disse a coordenadora.

Os casos não solucionados, os que tiverem descumpridos os acordos realizados ou os que já tiveram realizado uma reclamação logo no primeiro atendimento são objetos de uma análise mais minuciosa pelo PROCON. São, geralmente, casos “mais críticos”.

Nesses casos, a área mais reclamada é assuntos financeiros, seguido de serviços privados e produtos. Problemas relacionados a cobranças indevidas são os mais comuns.

“Destaco que no total, apenas 7% dos consumidores que nos procuraram não tiveram o seu conflito resolvido administrativamente”, falou ela.

“Estamos muito felizes com o resultado, temos nos empenhado para melhorar e modernizar o nosso PROCON MUNICIPAL, temos como objetivo implementar a “CIP ELETRONICA” (Carta de Informações Preliminares), que até o momento não foi possível. O objetivo é facilitar o processo de reclamação para o consumidor e trazer economia aos cofres públicos propiciando aos reclamados demonstração de proatividade em favor da prevenção e solução rápida de problemas decorrentes das relações de consumo.”, completou Camila

O Procon de Birigui fica na rua Bandeirantes, número 800, Vila Maria. O horário de atendimento é das 8h às 13h (de segunda a sexta-feira).