22/04/2019
Prefeitura acerta detalhes do Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”

Visando eliminar criadouros nos imóveis de Birigui e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade, a Prefeitura de Birigui vai realizar o Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes”.

Para colocar o projeto em prática, a administração focou atividades dentro de cinco escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui (veja relação abaixo).  O “Semanão” será de 6 a 10 de maio.

O objetivo geral é estimular alunos, professores, coordenadores, diretores, familiares, amigos e vizinhos das escolas a praticarem medidas de controle e prevenção contra as Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela).

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que recebe apoio das secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Cultura/Turismo, do Núcleo de Gestão Estratégica da Secretaria Municipal de Gabinete, da Santa Casa de Misericórdia de Birigui e da Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui).

Nesta segunda-feira, dia 22 de abril, profissionais da Secretaria de Saúde de Birigui estiveram na EM (Escola Municipal) Profª Izabel Branco, que fica no bairro Yvone Alves Palma.

“Passamos aos profissionais da unidade como os alunos (e seus pais) podem ajudar a combater o mosquito Aedes. Fornecemos orientações sobre o Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes’, que necessitará de um trabalho integrado dos envolvidos”, falou o explicou o educador em saúde pública, Marco Sanchez, do Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ).

SORTEIO – Visando incentivar a participação dos estudantes, o projeto irá sortear 5 bicicletas (uma para cada escola). Também haverá premiação para o aluno que somar o maior número de cupons (quem recolher o maior número de materiais inservíveis). Haverá premiação de 5 caixas de som portátil (uma para cada escola). O sorteio das bicicletas e a entrega das caixas de som será no dia 18 de maio, na Praça Dr. Gama, às 10h30.

O aluno deverá recolher recipientes que possam servir de criadouros do mosquito Aedes e entregar na sua escola. Para ganhar cupons e participar do sorteio basta trocar na escola. “Entregou recipiente, ganhou cupom. Simples, objetivo e de grande ajuda no combate ao mosquito”, resumiu o educador da Prefeitura de Birigui.

Os organizadores do evento pedem atenção para que crianças não carreguem recipientes cortantes, como garrafas de vidro quebradas, não levar materiais após o horário de aula e não levem entulhos de construção, telhas, blocos, tijolos ou objetos que não acumulem água parada.

Também é recomentado pelos organizadores que os alunos levem materiais inservíveis acompanhados de um adulto (pai, mãe, irmãos, tios, entre outros).

REGULAMENTO - O aluno que entregar:

1 saco preto de 50 litros cheio terá direito a 1 cupom

1 saco preto de 100 litros cheio terá direito a 2 cupons

3 sacolas plásticas cheias: 1 cupom

5 sacolas plásticas cheias: 2 cupons

3 pneus de bicicleta: 1 cupom

2 pneus de carro de passeio: 1 cupom

1 pneu de trator: 3 cupons.

Outras quantias serão analisadas pelos profissionais da escola e membros da comissão organizadora.

Participarão do projeto as escolas Profª Izabel Branco (bairro Ivone Alves Palma); Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica); Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares); Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana) e Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro).

Também são parceiros do projeto o Laboratório Bio Análise; Gráfica VRA Brasil; CENAIC (Centro Nacional Integrado de Cursos); Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e Pontual Propaganda.

COMUNICAÇÃO PREFEITURA