17/05/2019
Prefeito participa da abertura oficial de evento da FACESP realizado em Birigui

O prefeito Cristiano Salmeirão participou na manhã desta sexta-feira, dia 17 de maio, da abertura da palestra “Os impactos do Cadastro Positivo”. Lei sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, torna automática a inclusão de dados dos consumidores no cadastro positivo.

O chefe do Executivo foi convidado pela ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e pela FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), realizadora do evento em Birigui. A palestra ocorreu no auditório da ACIB, reunido várias autoridades.

Cristiano Salmeirão fez parte da Mesa Diretora, que reuniu ainda o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (vice-presidente da FACESP), Maurício Pazian (presidente do Sincomércio Birigui), Ari Russo (vice-presidente da Diretoria Executiva da FACESP), Dirceu Gardel (presidente da Boa Vista SCPC), Ataliba Mendonça (diretor do Sesi Birigui), Marcos Resende (representando o presidente da Jucesp – Walter Ihoshi) e Natanael Miranda (superintendente da FACESP).

“Foi uma honra participar da abertura deste importante evento. Sei do trabalho sério e ético da FACESP, assim como do trabalho competentíssimo da ACIB e do Sincomércio Birigui”, comentou o prefeito municipal.

Também prestigiaram a palestra o secretário municipal de Expediente, Tiago Lotto, o assessor executivo de Gabinete, Carlos Farias, e a diretora municipal de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.

A Câmara de Birigui foi representada pelos vereadores Vadão da Farmácia, Carla Protetora, César Pantarotto e Andrey Servelatti. O advogado Rodrigo Martins representou o vereador Felipe Barone, presidente do legislativo biriguiense.

Segundo o deputado federal Marco Bertaiolli, o Cadastro Positivo trará mais segurança para o mercado de crédito e permitirá a inclusão de milhões de pessoas.

“O Cadastro Positivo passa a funcionar a partir de 9 de junho deste ano. A lei ainda permite que o cadastro positivo registre o histórico relacionado a pagamento de contas de água, luz e telefone, fazendo com que cidadãos sem contas bancárias – mas que consomem diariamente no comércio e nos serviços – também possam se beneficiar da medida. Estamos falando de modernização na relação entre quem compra e vende”, afirmou o deputado federal Marco Bertaiolli.

No entendimento do parlamentar, é inevitável que o cadastro positivo resulte em juros mais baixos, porque os empresários disputarão a preferência dos consumidores com notas mais altas, ou seja, aqueles mais capazes de honrar com suas dívidas.

“Vamos ter concorrência na taxa de juros”, enfatiza. Na estimativa na ABNC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), o cadastro positivo deve injetar até R$ 1,3 trilhão na economia e reduzir em 43% a inadimplência.