21/05/2019
“Birigui uma Viagem no Tempo”: roda de conversa aconteceu na Biblioteca Municipal

Aconteceu entre os dias 13 e 19 de maio a 17ª Semana Nacional de Museus, evento idealizado pelo ICOM, Conselho Internacional de Museus.

A Semana celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e, em mais uma edição, conta com a participação do Museu de Historiografia de Birigui Dr. Renato Cordeiro, na Biblioteca Pública Municipal Nilo Peçanha, equipamentos da Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui.

Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, com subtema: “Birigui uma Viagem no Tempo”, foi realizada no dia 17 de maio uma roda de conversas entre os senhores Ivan, Osmar e Euclides, com a mediação do Sr. Renato Gomes dos Reis, que discorreram sobre o tema em tela, tendo também a participação da assistência.

O evento foi aberto pela Sra. Eldinalva Maria de Jesus dos Reis – Chefe da Secção de Bibliotecas, posteriormente, durante as intervenções ocorreram homenagens como as feitas ao Sr. Domingos Vieira e família que se faziam presentes e que estão expondo uma série de figurinos feitos e guardados pela família. O Sr. Osmar, doou ao Museu um Scanner de Alta Resolução com objetivo de digitalizar a hemeroteca e outros documentos.

A comoção em assuntos que estão no imaginário coletivo foram evidentes e as intervenções sempre foram eivadas de sentimento. Contou a exposição com cerva de 130 pessoas, dentre Fateb, Escola Estadual Regina Valarini Vieira e outros participantes.

Partindo da complexidade da historiografia e história de Birigui as preleções foram de grande valia. O objetivo do IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, é nos convida a olhar para os museus como espaços que podem nos proporcionar a experiência da multiplicidade. As micro-histórias como os museus, nos permitem fazer uma viagem no espaço e no tempo através de fotos, objetos, memórias e documentos. Dessa maneira, o tema proposto para esse ano tem por objetivo estimular o pensar sobre os diversos núcleos culturais e suas relações com o que está ao nosso redor.

Texto e foto: Colaborou Renato Gomes