30/05/2019
+ VERDE: Prefeitura de Birigui divulga a programação da Semana do Meio Ambiente 2019

A Secretaria de Meio Ambiente de Birigui divulgou nesta quinta-feira (30 de maio) a Programação da Semana do Meio Ambiente 2019.

As atividades acontecerão de 1º a 8 de junho e as ações como plantio de mudas, palestras e mesas redondas serão realizadas em vários lugares da cidade.

A programação acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho. A abertura da semana será no sábado (1), às 15h, na Casa de Cultura “Cristina Calixto”. A semana será aberta com uma roda de conversa sobre produção orgânica e manejo florestal.

Em parceria com a Rede de Agricultura Ecológica (RAE), será discutido os desafios da produção orgânica na região e manejo de madeiras em Sistemas Agroflorestais.

Além disso, a programação conta com atividades como palestra sobre arborização urbana, passeios ecológicos, visitas e reuniões.

Para encerrar a semana, no dia 8 de junho, às 9h, a Secretaria de Meio Ambiente (em parceria com a ONG AGA Brasil) realizará mais uma distribuição de mudas de árvores para calçada.

As atividades são programadas com o principal intuito de, além de integrar, sensibilizar a população sobre proteção e preservação ambiental.

Acompanhe, abaixo, todas as atividades da Semana do Meio Ambiente 2019:

Dia 1º de junho – Sábado

15 horas – Roda de conversa sobre produção orgânica e manejo florestal em SAF

A Rede de Agricultura Ecológica – RAE em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Birigui  realiza roda de conversa sobre os desafios da produção orgânica na região e manejo de madeiras em Sistemas Agroflorestais – SAFs, com a participação especial do professor da Unitoledo e Analista Ambiental Márcio Gomes.

Local: Rua Siqueira Campos, 362 – Centro – Casa de Cultura “Cristina Calixto”

Dia 3 de junho – Segunda-feira

13 horas – Visita ao Córrego Veadinho e área de reflorestamento

A Escola Municipal Luciano Canelas realiza visita de reconhecimento do manancial que existe ao lado da escola e educadores ambientais apresenta a região da nascente do Córrego Veadinho e o reflorestamento próximo da nascente.

Dia 4 de junho – Terça-feira

8 horas – Palestra sobre arborização urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza palestra para os alunos da Escolinha de Futebol do Bairro Santana, Prof. Dias, da Secretaria Municipal de Esportes. O tema da palestra que terá o formato de roda de conversa será arborização urbana – desafios e vantagens!

Local: Rua Ermano Zin x Isabel Fabris Clarindo – Santana

11 horas – Roda de conversa sobre sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Escola Estadual Prof.ª Olívia Ângela Furlani e Ong AGA promovem roda de conversa sobre sustentabilidade com alunos do Ensino Médio.

Local: Rua Antônio Agatielo, 2020 – Residencial Monte Líbano

19h30 – Palestra sobre arborização urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza palestra para moradores do bairro Teresa Maria Barbieri com o tema arborização urbana – desafios e vantagens!

Local: Sede da Associação de Moradores do Teresa Barbieri – rua Pedro Bernabé, 105 – TM Barbieri

Dia 5 junho – Quarta-feira

8 horas – Reunião Conselho Municipal de Meio Ambiente
Conselheiros do meio ambiente do município discutem assuntos atuais e ações relacionadas ao meio ambiente local, inclusive com a participação de convidados.

Local: Senac Birigui – rua Bento da Cruz, 284 - Centro

14 horas – Aprendendo e brincando com o meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza brincadeira e atividades de educação ambiental para comemorar o Dia do Meio Ambiente com crianças atendidas pelo Centro Educacional Rotary.

Local: Av. João Cernack, 2330 – Vila Troncoso

Dia 6 de junho – Quinta-feira

13 horas – Visita ao Córrego Veadinho e área de reflorestamento

19 horas – Palestra poda de árvore e manejo de árvores com segurança

Dia 7 de junho – Sexta-feira

8 horas – Nascente Modelo e captação de água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza passeio ecológico com alunos da Escola Municipal Prof.ª Geni Leite da Silva na nascente modelo e captação de água do ribeirão Baixotes.

Local: rua Maria Dolores Nunes, 365 – Silvares

8 horas – Aprendendo e brincando com o meio ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza brincadeira e atividades de educação ambiental para comemorar o Dia do Meio Ambiente com crianças atendidas pelo Programa Arte de Crescer, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Local: CIS – rua Santa Teresa, 365 – Vila Troncoso

13 horas – Nascente Modelo e captação de água

Local: rua Maria Dolores Nunes, 365 – Silvares

Dia 8 de junho – Sábado

9 horas – Distribuição de mudas de árvores para calçada

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Ong AGA Brasil, realiza distribuição de mudas de árvores, apropriadas para calçada, para serem plantadas na área urbana do município. Além de levar uma muda, o munícipe recebe informações técnicas e um panfleto sobre as árvores.

Local: Bairro Teresa Barbieri - rua Carlos Polizel x Frei Pedro Nozela

*Programação sujeita a alterações.

Secretaria de Meio Ambiente

Assessoria de Imprensa / Caroline Rocha