12/06/2019
Conselho Federal de Administração: Birigui está em 1º lugar no Índice de Governança Municipal

Birigui está em primeiro lugar no Índice CFA de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração, que consiste em uma ampla avaliação da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Birigui lidera o Índice entre as cidades que registram de 100 a 290 mil habitantes.

Com média de 8,34, o município atingiu 7,69 em Finanças, 8,50 em Gestão e 8,83 em Desempenho.

Em segundo lugar aparece a cidade de Praia Grande/SP, seguida de Franca/SP, Itapecerica da Serra/SP, Caraguatatuba/SP e Apucarana/PR. A classificação está disponível na internet (http://igm.cfa.org.br/ranking-grupo-7/reset:true).

Diferentemente de outros índices, o IGM adota uma visão mais abrangente, contemplando indicadores fiscais, de gestão e de desempenho.

São utilizadas diversas fontes de dados de bases públicas como: Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, entre outras.

Para evitar distorções nos resultados, os 5.570 municípios brasileiros foram agrupados em 8 grupos com características socioeconômicas similares.

O Índice foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados.

Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

Se para o médico existe o CRM, para o engenheiro o CREA e para o advogado a OAB, o Conselho Federal de Administração é o órgão responsável que avalia os gestores.

“Apesar de toda a dificuldade financeira que enfrentamos, fizemos uma gestão inteligente na Prefeitura de Birigui. Fizemos uma gestão que respeita o dinheiro público”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Importante destacar que o Índice também foi elaborado com dados de diferentes setores das prefeituras, considerando áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, entre outros.

Segundo o prefeito Cristiano Salmeirão, ele, o vice-prefeito Carlito Vendrame e a equipe de governo buscam utilizar boas práticas da gestão pública.

“Nossa meta visa utilizar o dinheiro público respeitando as leis e os regramentos dos órgãos competentes, respeitando o interesse dos cidadãos”, completou o prefeito de Birigui.

Arte: Fernando Minholi

Texto: Tiago Lotto