26/06/2019
“SEMANÃO” segue até sexta (28). Em um dia, mais de uma tonelada de materiais foram recolhidos

A segunda fase do Projeto “Semanão da Prevenção – Todos Contra o Aedes” segue até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho. Três escolas da Prefeitura de Birigui estão envolvidas nesta etapa da ação, que começou dia 24.

O objeito é eliminar criadouros do mosquito e reduzir a incidência de casos positivos de dengue na cidade. A primeira etapa foi realizada de 6 a 10 de maio, com a participação de 5 escolas da Prefeitura de Birigui.

O projeto incentiva o recolhimento de materiais inservíveis, como garrafas pet, pneus, latas, garrafas, entre outros objetos que podem acumular água parada, local de procriação do mosquito transmissor da dengue.

Ao entregar os materiais, os alunos ganham cupons e participam de um sorteio de uma bicicleta (uma bicicleta para cada escola). Já o aluno que conseguir reunir o maior volume de materiais ganha uma caixa de som portátil (uma caixa de som para cada escola).

NÚMEROS – Na primeira etapa do projeto, com as escolas Profª Nayr Borges Penteado (bairro Costa Rica); Profª Geni Leite da Silva (bairro Silvares); Profª Leonor Chaim Cury (Jardim Santana), Profª Ruth Pintão Lot (João Crevelaro) e Profª Izabel Branco (Ivoninha), foram somadas 20 toneladas de materiais inservíveis.

Nesta segunda etapa, participam as escolas EM Profª Yvonne Miragaia Peruzzo, EM Profº José Sebastião Vasques Calçada e EM Profª Terezinha Bombonati.

Somente no primeiro dia de recolhimento, ocorrido dia 24 de junho, foram recolhidos uma tonelada de materiais inservíveis. A ação deste dia contou com a participação de 189 alunos.

PARCEIROS – São parceiros da Secretaria de Saúde de Birigui no projeto a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), a Churrascaria Querência, a Unicesumar e o Cenaic.

Todo o material recolhido será levado para a Coopertrabi (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Birigui), um dos parceiros da Prefeitura de Birigui no projeto.