05/07/2019
Manutenção de dois dias não prejudicou a distribuição de água no Colinas e bairros vizinhos

Uma operação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Água e Esgoto não permitiu que o bairro Colinas e bairros vizinhos ficassem sem água durante manutenção realizada no poço profundo Agua Pérola.

A manutenção, que visa evitar problemas futuros da bomba de sucção, ocorreu nos dias 3 e 4 de julho. Esse tipo de manutenção é corriqueiro e visa manter o bom funcionamento dos equipamentos, que trabalham em altíssima temperatura.

“Fizemos uma manobra que bombeou água produzida na ETA (Estação de Tratamento de Água), que fica na rua Mário de Souza Campos, Centro, para o reservatório Saudades, que também fica no Centro. No Reservatório Saudades temos bombas que distribuem água para os reservatórios da Aqua Pérola e Isabel Marin”, explicou o diretor do Departamento de  Tratamento de Controle e Água, Marinelson Palhares Filho.

No poço profundo Aqua Pérola a Prefeitura de Birigui mantém bombas que abastecem os reservatórios Colinas I e Colinas II. “Foi assim que conseguimos manter os bairros com água. É um sistema que deu resultado nessa manutenção”, falou o diretor.

Segundo o diretor da ETA, os técnicos do setor de água e esgoto tiveram que fechar alguns registros para que o fluxo de água fosse direcionado com maior vazão para os reservatórios do bairro Colinas.

“A ETA trabalhou praticamente 100% de sua capacidade durante os dois dias de manutenção para manter alto os níveis de todos os reservatórios da cidade. Desta forma conseguimos êxito na operação. O trabalho da equipe mecânica e de manutenção deste setor foi fundamental”, completou Marinelson.

O secretário de Serviços Públicos, Água e Esgoto, Rafael Polizel, disse que os profissionais da pasta realizam constantes estudos na rede de distribuição de água visando evitar a falta do líquido em dias de manutenção.

“Esta última operação mostrou que temos condições de manter manutenções necessários para o bom funcionamento do maquinário sem prejudicar a população com relação a água na torneira”, falou Polizel.

O prefeito de Birigui comemorou a operação realizada pelos profissionais da ETA e da Secretaria de Serviços Públicos, Água e Esgoto.

“Acreditamos que seja o fim de um problema antigo que atingia o Colinas e os bairros vizinhos. Trabalhamos incansavelmente na busca de soluções. Nossa gestão fez uma obra de interligação que faz a produção da ETA enviar água até os reservatórios Aqua Pérola e do Colinas. O trabalho em busca de melhorias não irá parar, já que as melhorias de interligação ainda não estão concluídas", citou o prefeito Cristiano Salmeirão.