12/07/2019
CONQUISTA INÉDITA: Birigui consegue qualificação para certificação do “Município VerdeAzul”
 

Pela primeira vez em sua história, o município de Birigui foi qualificado para a certificação do ciclo 2019 do Programa Município VerdeAzul.

O Certificado de Qualificação foi entregue ao secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, dia 11, em Bauru.

Juliano representou o prefeito Cristiano Salmeirão no evento promovido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Meio Ambiente.

“A meta, agora, é buscar a Certificação. Passamos pela primeira etapa. Em setembro o ciclo termina e em dezembro serão divulgados os municípios que receberão a Certificação. Birigui nunca havia conquistado a qualificação, o que mostra que estamos no caminho certo”, comentou o secretário Juliano Salomão.

O Programa Município VerdeAzul tem como objetivo estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Para conquistar a qualificação, a Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou um trabalho em janeiro de 2017, quando o prefeito Cristiano Salmeirão e o secretário de Meio Ambiente, Juliano Salomão, apresentaram um Plano de Gestão Ambiental.

“Fizemos um planejamento para desenvolver ações, projetos, programas, medidas, dados e metas para a implantação e o desenvolvimento das dez diretivas previstas no Programa Município VerdeAzul”, disse o secretário de Meio Ambiente.

O prefeito comemorou a conquista. “Além da execução de ações sustentáveis, que preservam o meio ambiente, temos, agora, chances reais de conquistar a certificação”, frisou.

Com o Certificado de Município VerdeAzul a cidade pode receber recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

“A certificação do Município VerdeAzul é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos”, completou Cristiano Salmeirão.

De acordo com o secretário Juliano Salomão, a Prefeitura de Birigui já está trabalhando com ações propostas pelo Programa Município VerdeAzul, contando com uma agenda local que atua em setores como o Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.

CONQUISTAS INÉDITAS

Além da qualificação para a certificação do Programa Município VerdeAzul, a gestão 2017/2020 alcançou outras conquistas inéditas:

*Licença de Operação Definitiva da Estação de Tratamento de Esgoto. A atual gestão foi a responsável pela conclusão da instalação de aeradores superficiais nas lagoas da ETE, uma das ações fundamentais para a obtenção da Licença de Operação emitida dia 12 de outubro de 2018 pela CETESB.

*Birigui conquistou em 2019 o primeiro lugar no Índice CFA de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração. O índice consiste em uma ampla avaliação da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

*Birigui tem o segundo melhor saneamento básico do Brasil. Os dados estão em pesquisa feita pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) sobre a Universalização do Saneamento Básico no Brasil, que analisou 231municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

 

Prefeitura de Birigui

Assessoria de Imprensa





 

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000