30/07/2019
Prefeitura de Birigui vai abrir processo licitatório para concluir o Centro de Convenções e Eventos

A Prefeitura de Birigui vai investir R$ 4,5 milhões para concluir o Centro de Convenções e Eventos, obra parada desde 2015 com apenas 18% de execução. A obra conta, apenas, com a fundação.

A atual gestão já assinou a documentação para que seja feito o processo licitatório, que deverá ocorrer em agosto deste ano. A empresa vencedora da licitação terá 240 dias para executar a obra.

A conclusão da obra foi um planejamento da equipe do prefeito Cristiano Salmeirão. O chefe do Executivo solicitou financiamento de R$ 20 milhões para concluir três obras abandonadas e realizar a construção de duas pontes no bairro Cidade Jardim.

Após provações da Câmara Municipal e Caixa Econômica Federal, além do Centro de Convenções e Eventos, o governo municipal poderá concluir o Centro do Professorado (bairro Morumbi) e instalar uma nova Cozinha Piloto (onde seria a UPA do Jandaia).

A quantia também prevê melhorias na mobilidade urbana do bairro Cidade Jardim, onde a prefeitura irá construir duas pontes, melhorando o fluxo de veículos e aumentando a segurança dos pedestres.

“Birigui conta com obras inacabadas estão se deteriorando. Se não concluirmos, iremos perder o que já foi feito e perder o que já foi investido. O financiamento foi feito para investir em infraestrutura”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão,

O prefeito pretende construir uma sede administrativa da Prefeitura de Birigui no bairro Morumbi, onde seria o Centro do Professorado. “Estudos para isso estão sendo feitos”, falou Salmeirão.

SECULTUR – O Centro de Convenções e Eventos será um espaço para a realização de feiras, exposições, encontros, palestras, eventos (cultural, turístico, esportivo, agronomia, agricultura, moveleiro, etc) e shows.

O local contará com uma área construída de 4.387,81 metros quadrados e fica na avenida Youssef Ismail Mansour (avenida do Poupatempo), no bairro Alto do Silvares.

A Secretaria de Obras de Birigui irá seguir o projeto original, assinado em 2 de abril de 2012, que prevê estrutura em concreto armado e estrutura metálica. Já a ordem de serviço para o início da obra foi assinada em maio de 2014.

O projeto original também prevê a construção de quadras poliesportiva dentro do Centro de Convenções, onde variadas atividades poderão ser realizadas.

A empresa responsável pela obra continuará os serviços a partir da fundação. Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Saulo Giampietro, a meta é concluir os trabalhos no primeiro semestre de 2020.

Em recente encontro no Paço Municipal, o prefeito, o secretário de Obras e o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes, analisaram o projeto arquitetônico da obra.

“Birigui terá um ganho enorme nos setores de cultura, turismo, lazer e eventos. O Centro de Convenções e Eventos será um espaço apropriado para acolher diversas realizações da Prefeitura Municipal e seus parceiros”, comentou o secretário Paulo Bernardes.

Texto: Tiago Lotto

Fotos: Jéssica Bassetto e Tiago Mariano