29/08/2019
7 de setembro: Ato Cívico será na Praça James Mellor e reunirá 16 instituições

A celebração dos 197 anos da emancipação brasileira do reino de Portugal acontece no próximo 7 de setembro, feriado nacional que comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

O feriado deste ano caiu em um sábado e a Prefeitura de Birigui já organizou a ordem de destile do Ato Cívico. A cerimônia será na Praça James Mellor (Paço Municipal), às 9h, onde haverá execuções dos hinos (nacional, da independência e de Birigui), hasteamento das bandeiras e fala das autoridades.

Dezesseis instituições de Birigui participarão do desfile cívico. O tradicional desfile com as escolas e creches da Prefeitura de Birigui acontece em dezembro, no aniversário do município.

No 7 de setembro, além da Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli, participarão as seguintes instituições (ordem do desfile): Tiro de Guerra de Birigui; Polícia Militar; Polícia Ambiental; Polícia Rodoviária; Polícia Municipal e Corpo de Bombeiros.

Na sequência, as fanfarras da APAE; Bombeiro Mirim; EM Ruth Pintão Lot; EM Sebastião Vasques Calçada; EM Adelina Pacitti; EM Dirce Spínola; EM Geni Leite; EM Isabel Branco e EM Luciano Canelas.

O Ato Cívico é organizado pela Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) e pela Secretaria de Educação, com suporte das demais secretarias da Prefeitura de Birigui.

A execução dos hinos, assim como a ambientação musical antes do evento, será da Corporação Musical Maestro Antônio Passareli, instituição de Birigui que existe há 98 anos.

A cerimônia oficial do feriado de 7 de setembro reunirá várias autoridades, entre elas o prefeito Cristiano Salmeirão, o presidente da Câmara de Birigui, vereador Felipe Barone, secretários, vereadores, presidente de órgãos de classe e demais autoridades do município.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e foto: Tiago Lotto