02/09/2019
3ª Festa das Nações acontece nos dias 6 e 7 de setembro. Dia 10 tem Encontro de Carros Antigos

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), promove nos dias 6 e 7 de setembro a 3ª edição da Festa das Nações. O evento é promovido em parceria com entidades e órgãos de classe do município.

Assim como nos anos anteriores, o evento acontecerá na praça Anna Nunes Garcia, conhecida como Parque do Povo. O evento é aberto ao público e contará com culinária de diferentes países e variadas atrações culturais.

Na sexta, dia 6, o evento acontece das 18 às 23 horas. No sábado, dia 7 de setembro, a festa acontece das 17 às 23h. Nos dois dias de festa a Praça de Alimentação contará com comida oriental, pratos de Portugal, Espanha, Estados Unidos, México, países Árabes e de diferentes regiões do Brasil.

A festa conta com a parceria do Sesc, dos rotarys clubs de Birigui, Cidade Pérola e 19 de abril; das lojas maçônicas 7 de Dezembro, Luz e Liberdade, Paz e Progresso e Pérola; Capítulo Trioeste; Assembleia Lux Titania das Meninas do Arco-Íris de Birigui; Santa Casa de Birigui, Grupo de Estudos Espírita Girassóis; INTEC (Incubadora de Base Tecnológica de Birigui) e Chef Akira Ideriha.

"Teremos um clima familiar no Parque do Povo. A gestão agradece os parceiros envolvidos no evento", falou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

A Festa das Nações visa comemorar o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro); proporcionar um atrativo gastronômico diferenciado; difundir as diversas culturas presentes no mundo; transformar Birigui em referência gastronômica regional; estimular o desenvolvimento de técnicas gastronômicas no município; proporcionar lazer e diversão para comunidade local e regional; promover as entidades locais e arrecadar fundos para ações sociais.

Serão beneficiadas com a renda da festa: Apae Birigui, Bombeiro Mirim, IPIS, Abrigo Vó Tereza, Fundação Rotaria, Fundação Casa das Estrelas (que oferece apoio aos pacientes com câncer de Barretos) e as creches da prefeitura do Portal I e II, Sementinha e Berçário Especial. O evento contará com um espaço para a arrecadação voluntária de leite para o Hospital do Amor (Hospital do câncer de Barretos), o ponto de coleta será na tenda institucional da prefeitura de Birigui, próxima ao parque de diversões.

SEXTA, DIA 6

Após a abertura da festa, que será às 18h de sexta-feira (dia 6), haverá apresentação da Corporação Musical Maestro Antônio Passareli.

Na sequência, ofertado pelo Sesc, haverá show com o grupo de samba Sambeabá, seguido de apresentação de Samba de Gafieira, com a Cia em Movimento.

O evento será encerrado às 23h.

SÁBADO, DIA 7

No sábado, dia 7, o som ambiente abre a festa às 17h.

Depois, das 19h às 19h30, acontecem apresentações de danças da Escola Municipal de Dança de Birigui - “Mistérios da Selva”; de alunos da APAC (Dança Italiana e Dança Espanhola); e apresentação “Flashback”, do Estúdio em Movimento.

Haverá, também, apresentação de Samba de Gafieira com a Cia em Movimento.

Das 19h30 às 21h acontece show com o Duo Tin Ton e convidado.

Das 21h às 22h show com Nanda e Léo.

Das 22h as 23h haverá som ambiente.

BARRACAS – Saiba o que cada parceiro da Prefeitura de Birigui irá oferecer nos dois dias da 3ª Festa das Nações:

Assembleia Lux Titania das Meninas do Arco-Íris (pescaria e parque diversões)

Capítulo Trioeste (culinária do sul e sudeste do Brasil)

Loja Maçônica Luz e Liberdade (culinária do norte e nordeste do Brasil)

Rotary Club de Birigui (culinária dos Estados Unidos)

Loja Maçônica Pérola (culinária do México)

Loja Maçônica Paz e Progresso (culinária dos Países Árabes)

Rotary Club 19 de Abril (culinária de Portugal)

Rotary Club Cidade Pérola (culinária da Espanha)

Loja Maçônica 7 de Dezembro (culinária oriental)

Secultur: organização geral, com suporte das demais secretarias da Prefeitura de Birigui.

*As fotos são da festa de 2018.

DOMINGO, DIA 8

No domingo, dia 8, o Parque do Povo será palco de dois grandes eventos: o 10º Encontro de Carros Antigos e o Domingo de Papo.

O evento é realizado pelo Clube da Ferrugem e Amigos do Traik, em parceria com a Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo).

As atividades serão realizadas das 8h às 17h. O evento é aberto ao público. Shows musicais, praça de alimentação, exposição de veículos, apresentação de triciclos e motos, apresentação de wheeling fazem parte da programação.

Além da exposição de carros antigos, o Parque do Povo sediará o “Domingo de Papo”, evento criado há 2 anos com intuito de reunir os amigos, amantes de triciclos, motos, carros antigos e simpatizantes para bater um papo curtindo um rock in roll de qualidade, com bandas locais e regionais.

O Domingo de Papo ocorre na Praça Raul Cardoso (antiga Estação Ferroviária). Em função do Encontro de Carros Antigos, os organizadores dos dois eventos uniram forças e irão promover duas grandes festas no Parque do Povo.

CONFIRA, ABAIXO, A PROGRAMAÇÃO MUSICAL DO DIA 8 DE SETEMBRO:

10h30 – BANDA OLD CHEVY

12h30 – BANDA EXTONES