09/09/2019
Festa das Nações reuniu aproximadamente 20 mil pessoas no Parque do Povo

A 3ª edição da Festa das Nações reuniu aproximadamente 20 mil pessoas no Parque do Povo. O evento foi realizado das 17 às 23h da sexta-feira (dia 6) e das 18 às 23h do sábado (dia 7).

“Esse número representa o público flutuante, já que tivemos várias atrações no evento. Além das barracas na praça de alimentação, tivemos estandes de parceiros e atrações para crianças, como pesca e parque infantil”, falou a diretora de Turismo da Prefeitura de Birigui, Teka Betini.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Paulo Bernardes, o volume de vendas do evento foi de, aproximadamente, R$ 160 mil.

Na abertura da festa, o prefeito Cristiano Salmeirão destacou a importância de angariar fundos para as entidades de Birigui.

“O trabalho voluntário feito pelas instituições participantes é digno de elogio. É um trabalho nobre, em prol de entidades assistenciais de Birigui. Parabéns aos envolvidos na nossa terceira Festa das Nações”, comentou o prefeito.

A festa contou com culinária de diferentes países e variadas atrações culturais. A Praça de Alimentação contou com comida oriental, pratos de Portugal, Espanha, Estados Unidos, México, países Árabes e de diferentes regiões do Brasil.

Os parceiros da Prefeitura de Birigui foram o Sesc, dos rotarys clubs de Birigui, Cidade Pérola e 19 de abril; das lojas maçônicas 7 de Dezembro, Luz e Liberdade, Paz e Progresso e Pérola; Capítulo Trioeste; Assembleia Lux Titania das Meninas do Arco-Íris de Birigui; Santa Casa de Birigui, Grupo de Estudos Espírita Girassóis; INTEC (Incubadora de Base Tecnológica de Birigui) e Chef Akira Ideriha.

A Festa das Nações comemorou o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), proporcionando um atrativo gastronômico diferenciado.

Também foi objetivo da festa transformar Birigui em referência gastronômica regional, estimulando o desenvolvimento de técnicas gastronômicas no município.

Serão beneficiadas com a renda da festa: Apae Birigui, Bombeiro Mirim, IPIS, Abrigo Vó Tereza, Fundação Rotaria, Fundação Casa das Estrelas (que oferece apoio aos pacientes com câncer de Barretos) e as creches da prefeitura do Portal I e II, Sementinha e Berçário Especial.

O evento contou com um espaço para a arrecadação de leite para o Hospital do Amor (Hospital do câncer de Barretos).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto