11/09/2019
Bate-Papo com o escritor André Vianco acontece nesta terça-feira (17) em Birigui

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e Biblioteca Municipal de Birigui promovem um bate papo com André Vianco, escritor, roteirista, diretor de cinema e televisão.

O evento ocorrerá nesta terça-feira, dia 17 de setembro, às 9h, na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, localizada na Avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro. A entrada é franca.

O bate papo é uma atividade do Programa Viagem Literária, que visa o incentivo à leitura. O programa é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Seu sobrenome verdadeiro é Silva, “Vianco” é um pseudônimo adotado pelo escritor para conectar sua literatura à cidade em que cresceu, Osasco, homenageando a Dona Primitiva Vianco, mulher que deu nome a uma das principais ruas do centro daquela cidade.

André Vianco é paulistano, nasceu em 10 de janeiro de 1975, fã de filmes e literatura de terror, cita Stephen King, Musashi de Eiji Yoshikawa, Edgar Allan Poe, as Crônicas Vampirescas de Anne Rice, Henry James, Victor Hugo e antigos gibis dos Contos da Cripta como algumas de suas leituras favoritas e maiores influências.

Publicou de forma independente seu romance de estreia, O Senhor da Chuva, em 1998. Publicou em 1999 Os Sete, que foi seu primeiro best-seller, seguindo-se pelo livro Sétimo e pela trilogia O Turno da Noite, e pela prequela em quadrinhos Vampiros do Rio Douro, em dois volumes.

Depois de publicar os thrillers sobrenaturais A Casa e Sementes no Gelo em 2002, voltou à ficção vampiresca com Bento em 2003, primeiro livro da série O Vampiro-Rei; foi seguido por A Bruxa Tereza (2004) e Cantarzo (2005), e pela série de prequelas As Crônicas do Fim do Mundo – a primeira parte, A Noite Maldita, foi lançada em 2013.

Em 2016 Vianco publicou seu primeiro romance de ficção científica, Dartana; a segunda, À Deriva, foi anunciada por Vianco em seu site oficial em fevereiro desse ano, dentre outras obras.

O escritor ainda vive em Osasco.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Secultur