18/09/2019
Secultur participou do anúncio do programa Juntos pela Cultura. Evento ocorreu em São Paulo

O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secultur), Paulo Bernardes, representou Birigui no anúncio do programa Juntos pela Cultura / Estado + Prefeituras, que destina R$ 12,5 milhões para parcerias com prefeituras em cinco iniciativas: Virada SP, Circuito SP, Tradição SP, Revelando SP e +Gestão SP.

Por meio de chamadas públicas, prefeituras de todo o Estado poderão inscrever projetos para participar das ações. Segundo o gestor da Secultur, Birigui se inscreveu nos cinco chamamentos.

No cerimonial sobre o programa, o governador João Doria declarou que no Estado de São Paulo a cultura é tratada como uma coisa séria, importante na educação, na preservação, na memória e, principalmente, no bem de cada cidadão.

O anúncio do programa reuniu ainda o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Em revento realizado no Palácio dos Bandeirantes, no último dia 10 de setembro, o Seminário Juntos pela Cultura reuniu prefeitos e secretários de vários municípios.

Segundo o secretário de Birigui, estes programas surgem como possibilidades de fortalecimento de políticas estruturantes de cultura que está sendo implantada pela Secultur.

“Os chamamentos estão em consonância com o Plano Municipal de Cultura de Birigui e atendem os anseios que o Consecult (Conselho Municipal de Políticas Culturais) vem nos sinalizando. É um trabalho em conjunto: poder público, sociedade civil e iniciativa privada”, falou Paulo Bernardes.

O secretário destacou que as iniciativas colaboram com o fortalecimento e ações de destaque junto a programação permanente e calendário de grandes eventos da cidade, além de permitir a inserção dos artistas de Birigui e fazedores de cultura no mapa de circulação a nível estadual.

“É uma oportunidade de inserir as nossas produções culturais, artesanais, criativas e gastronômicas no maior evento de economia criativa de São Paulo, colaborando com a formação de nossos agentes culturais”, completou.

PREFEITURA DE BIRIGUI