19/09/2019
DEPTRANS divulga cronograma de ações da Semana Nacional do Trânsito 2019

O DEPTRANS (Departamento Municipal de Trânsito e Serviços) de Birigui divulgou o cronograma de ações que serão realizadas entre 18 a 24 de setembro, período que ocorre a Semana Nacional do Trânsito 2019.

A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro.

São parceiros do DEPTRANS, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Polícia Militar (Rodoviária e Corpo de Bombeiros), a concessionária ViaRondon e o Detran/SP.

A diretora do DEPTRANS, Melissa Puertas Sampaio, disse que a Semana Nacional de Trânsito deste ano contará com atividades em Birigui nos dias 20, 24 e 25 de setembro.

Nesta sexta-feira, dia 20, duas ações estão programadas. A primeira é a Rodovia Mirim, que foi montada na Base da 4ª CIA da Polícia Rodoviária de Araçatuba. Alunos do 5º ano poderão participar da atividade das 8h às 10h.

A segunda ação acontece das 16h30 às 17h30, na rua Tupi com a SP 461 (Distrito Industrial de Birigui). No local haverá uma blitz educativa para ciclistas.

No dia 24 de setembro a blitz educativa será para os motociclistas. A ação será das 16h30 às 17h30 no Guatambu.

Já no dia 25 a Rodovia Mirim montada na Base da 4ª CIA da Polícia Rodoviária de Araçatuba continua o trabalho de orientação para alunos do 5º ano. Os estudantes serão atendidos das 8h às 10h.

Parque do Povo - Visando chamar a atenção dos condutores, o Detran/SP ofereceu um veículo batido que foi exposto no Parque do Povo.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana é celebrada anualmente com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.

Este ano o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”, que segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.

Em 2019, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.

Outras informações sobre as ações da Semana Nacional do Trânsito em Birigui podem ser obtidas no Departamento de Trânsito e Serviços, que atende na rua Rodolpho Guidini, 149, Jardim Bela Vista. O telefone é (18) 3642-2215.

PREFEITURA DE BIRIGUI