20/09/2019
Palestra “Currículo e Competências Socioemocionais” acontece no Ceu das Artes dia 23

A Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) promove nesta segunda-feira 23 de setembro, a palestra sobre o currículo e as competências socioemocionais com Marcos Costa. O evento ocorrerá no CEU das Artes, a partir das 19h, (Rua das Tulípas, Cidade Jardim). A entrada é franca.

A palestra é uma atividade de extensão universitária promovida pela Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (FAUESP), que visa o incentivo e a disseminação do conhecimento para além dos muros da universidade.

O tema “Currículo e Competências Socioemocionais” é de extrema importância em nossa contemporaneidade, seja pela recente aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), seja pelo reconhecimento de que as emoções fazem parte do currículo escolar do educando e, sobretudo, da vida de cada indivíduo.

Essa atividade também acompanha as ações da Secretaria de Cultura em prol da Campanha Setembro Amarelo que combate o suicídio e dá fomento a ações de desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Marcos Costa é biriguiense, nasceu em 15 de setembro de 1990.  Saiu de Birigui com apenas 17 anos para cursar Letras em São Paulo, na Universidade de São Paulo, que é reconhecida como a melhor universidade da América Latina. Na USP, pesquisador fez seu mestrado e doutorado, estudando literatura russa, semiótica e linguística geral. Formou-se em psicanálise e pedagogia. Entrou em junho deste ano para Academia Contemporânea de Letras para ocupar a ilustre cadeira nº 21, cujo patrono é Érico Veríssimo (1905-1975).

Publicou diversos artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. No mês passado, fez dois lançamentos: um na livraria Martins Fontes, em São Paulo, com a obra “A Semiótica e o Círculo de Bakhtin”, da Paco Editorial; e outro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com alguns poemas presentes na antologia da Academia Contemporânea de Letras, intitulada “Fragmentos de Escritores Contemporâneos”, da Editora Futurama.

Neste sábado, dia 21 de setembro, às 16h, ele lança o seu primeiro livro de poesia “Trovoada: poemas de amor, paixão e desilusão”, também com selo da Editora Futurama, na livraria Moscou, localizada na Rua São José, 470, dentro da Galeria, Centro, Birigui.

A carreira acadêmica de Marcos Costa é meteórica, pois, apesar de jovem, seus estudos acompanham as mais recentes linhas de pesquisa dos modelos de ensino e aprendizagem internacionais, além de ter uma contribuição científica extensa e consistente a respeito de diversos temas candentes de diversos campos de nosso cotidiano: literatura, cinema, propaganda, plano de ensino, redes sociais digitais, etc.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e imagem: Secultur