16/10/2019
Mesa literária, espetáculo infanto-juvenil e workshop sobre fábulas angolanas são os destaques do segundo dia do Flibi

O segundo dia do Flibi (Festival Literário de Birigui), que acontece nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, traz vários destaques. Um deles é a mesa literária "A Palavra é cultivo", com os escritores Gisele Bego, Hélio Consolaro, Miguel Carreto, Maria Jose de Moraes e Luana Maria.

A mesa será às 19h30, na Biblioteca Municipal. A entrega é franca. O cultivo mútuo entre as inciativas independentes e produções colaborativas é o assunto promotor do encontro e do diálogo, sobre a valorização do território, como fator essencial para o desenvolvimento da cultura local.

O espetáculo Histórias da mata, com o grupo teatral Lugar de ser qualquer, também é um dos destaques do segundo dia do Flibi. A a peça infanto-juvenil por meio das andanças do Macaco Caco mostra a biodiversidade do nosso país e a importância da preservação da natureza.

A peça faz uma leitura sobre o Brasil, com uma história repleta de contos populares sobre o macaco e a onça, lendas indígenas, fábulas, os ritmos e rimas, a fauna e a flora de cada bioma brasileiro onde vive a onça-pintada, de forma cômica, alegre e colorida. Biblioteca Municipal, 9h.

Outro destaque é o workshop – Missosos e Musseques, tradição e literatura Angolana com Michel Yakini. O workshop é um convite para conhecer e recriar os missosos (fábulas angolanas) da tradição oral angolana. Por meio da leitura e interpretação destas histórias será analisado a influência das oraturas na literatura angolana contemporânea, ler poesias e prosas de autores (as) angolanos, e a perspectiva desta escrita em diálogo com a tradição, a modernidade e a literatura brasileira. Biblioteca Municipal, das 9h às 17h.

FLIBI 2019

O Flibi acontece de 16 a 20 de outubro com mais de 50 atividades inteiramente gratuitas. A programação é voltada para todas as faixas etárias, tendo como objetivo promover e incentivar o hábito pela leitura e o acesso aos livros, à cultura e à educação. A realização do evento é da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), com parceria cultural do Sesc Birigui e apoio do ProAC.

A programação do evento está disponível na internet, no site oficial do festival (www.flibi.com.br).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Jéssica Bassetto