17/10/2019
2º Café Empresarial reuniu 450 participantes. Novos investimentos foram divulgados

A instalação do Burger King; possível vinda do Bob’s, que procura parceiro para se instalar na cidade; fábrica italiana de pneus Le Cont procurando barracão para se instalar no município; instalação de uma unidade da Porto Seguro Auto; obra de construção do posto de combustível Maytá; o empresário Luciano Hang dizendo em vídeo que a Havan quer conhecer Birigui e competições no Speed Park em 2020 foi o “crème de la crème” do 2º Café Empresarial de Birigui.

O evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, pelo Núcleo de Gestão de Estratégica da Prefeitura de Birigui. Cerca de 450 empresários, representantes de órgãos de classe, empreendedores, autoridades e convidados participaram do encontro, que ocorreu no auditório do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui).

A abertura oficial reuniu o prefeito Cristiano Salmeirão, o vice-prefeito Carlito Vendrame, o gestor do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias, o presidente do Sinbi, Samir Nakad, o presidente do Sincomércio Birigui, Maurício Pazian, e o presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alfredo Cotait.

O evento reuniu secretários municipais, vereadores, representantes de agências bancárias, profissionais da construção civil, entre outros. O deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho, foi representado pelo seu assessor José Manoel Sanchez.

O Café Empresarial teve como objetivo apresentar a evolução do crescimento econômico e social de Birigui, os novos empreendimentos e o cenário de negócios e oportunidades do município.

Três temas foram discutidos: “O cenário de desenvolvimento, potencialidades e oportunidades de Birigui”, “Os desafios da retomada dos investimentos e as linhas de financiamentos” e “O apoio da gestão do governo municipal e estadual para a expansão dos novos empreendimentos”.

“Mostramos o cenário de competitividade e de oportunidades existentes em Birigui. Pudemos trocar experiências sobre os trabalhos feitos para colocar o município no ranking estadual e nacional de crescimento econômico. Tratamos, ainda, sobre exportações e geração de empregos e rendas”, falou o coordenador geral do Café Empresarial, Carlos Farias, destacando que os variados produtos de Birigui são exportados para 54 países.

A Associação Comercial e Industrial de Birigui (Acib) e o Sinbi foram parceiros da Prefeitura Municipal na realização do evento.

COMPETIÇÕES

Durante o evento, o diretor do Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui, Ricardo Gracia, divulgou as competições de 2020.

Alguns dos eventos foram divulgados pelos esportistas Tuka Rocha (piloto automobilístico) e Thiago Pereira (nadador brasileiro e maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos). Eles também participaram do evento.

Trófeu Ayrton Senna, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Mundial de Kart foram anunciados como os principais eventos esportivos do Speed Park para 2020.

COMISSÃO

Visando atender o grande número de pilotos, veículos de comunicação, profissionais do kartismo, empresários do setor e amantes do automobilismo, o prefeito Cristiano Salmeirão constituiu uma Comissão Especial da Prefeitura de Birigui para trabalhar em prol do município.

A Comissão vai atuar em diversas áreas: infraestrutura, gastronomia, rede hoteleira, transporte, entre outros. O documento instituindo a Comissão foi assinado durante o evento.

“Com tantas competições, entre elas o Mundial de Kart, temos que oferecer suporte aos organizadores dos eventos. Birigui está se preparando para receber visitantes de várias partes do mundo”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

Uma das ações da atual gestão foi incluir o Inglês na grade curricular dos alunos da rede municipal de ensino. A administração investiu R$ 1,1 milhão para oferecer a disciplina para mais de 6 mil alunos do Ensino Fundamental.

As melhorias em quase 80 km das ruas e avenidas de Birigui, as construções em andamento de duas novas creches e a retomada de três obras abandonadas por antigas gestões também foram citados como infestimento em infraestrutura na cidade.

A abertura de lojas, redes e franquias também ocorreram em Birigui nos últimos 15 meses, o que mostra seu potencial para abrir vagas e gerar rendas.

DIA DO KART

Também foi assinado durante o evento um projeto de lei que será enviado para a Câmara Municipal criando em Birigui o Dia Municipal do Kart.

A data será 21 de março, aniversário de Ayrton Senna e data de inauguração do Kartódromo Internacional de Birigui, que abriu suas portas em 21 de março de 2018.

Além do Sinbi e da Acib, a Prefeitura de Birigui teve  como apoiadores do Café Empresarial o Sincomércio Birigui, KLIN, Mundial Editora, Speed Park, Lomy, Meônia Socks, Via Rondon, Auto Posto Mayta, Pé com Pé, Monte Trípoli Loteamentos, Construtora São José, Fit Telecom, Kidy Calçados, itb Equipamentos Elétricos, JCV Empreendimentos Imobiliários, Engeuni Engenharia, Ferreira Engenharia e Construções, Villa Lobos Residencial, Birimax Empreendimentos Imobiliários, Massaguaçú Water Park, Super Muffato, Água Levity, Café Brasil e Móveis Casa Verde.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto

Crédito das fotos: Nelson Vieira Gomes “Fininho”