18/10/2019
Social realizou encontro do Serviço de Convivência de Idosos. Evento ocorreu no Sesc Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e do Centro Dia do Idoso/a, realizaram nesta sexta-feira (18), das 8h às 12h30 na unidade do SESC Birigui, o 1º Encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Birigui.

O evento contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Eliane Cristina Segura, representando o prefeito Cristiano Salmeirão, as Diretoras de Gestão, Daniele Regina de Melo Marchiolli de Almeida e Aline Michel Antônio e de mais de 100 idosos/as e servidores/as dos CRAS 1, 2, 3 e 4.

O objetivo do encontrou foi de realizar a integração entre os grupos atendidos em cada unidade dos CRAS, o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, além proporcionar um dia de recreação e informação em alusão ao dia do idoso/a, comemorado no dia 1º de outubro.

O evento iniciou com acolhida, alongamento, relaxamento e muita animação com Educador Físico Bruno Wesley da Silva e a Ângela Goulart. Na sequência, o Palestrante e mágico Mauro Dias, ministrou uma palestra lúdica com o tema: “Viver Bem na Melhor Idade”.

Após a palestra, os idosos de cada setor, realizaram um show de talentos, com apresentações musicais desenvolvidas pelos mesmos e seguiram para um café da manhã preparado com muito carinho pelos CRAS.

Esta ação da Prefeitura de Birigui cumpre os Objetivo 3 e 10 “Saúde e Bem Estar – Redução das Desigualdades” dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a chamada Agenda 2030.

O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos?

Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.

Devem incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto Rafael Ribeiro