21/10/2019
Prefeito cria o Dia Municipal do Kart e constitui Grupo de Trabalho para receber o Mundial 2020

A Prefeitura de Birigui já está trabalhando para que o município melhore sua infraestrutura e serviços para receber o Campeonato Mundial de Kart 2020.

Apesar da competição só acontecer em outubro do próximo ano, o prefeito Cristiano Salmeirão determinou a formação de uma Comissão Especial para atuar especificamente nos assuntos e trabalhos relacionados ao Mundial.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou o Mundial de Kart no Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui de 29 de outubro a 1º de novembro de 2020.

A competição prevê reunir mais de 42 países e 250 pilotos em Birigui. O evento contará com 2 mil pessoas cadastradas.

A previsão é de 30 mil pessoas circulantes no Kartódromo Internacional de Birigui durante os dias da competição.

A visibilidade do Campeonato Mundial de Kart do próximo ano deverá atingir 15 milhões de pessoas. A final da competição será transmitida ao vivo pelo canal SportTV 2.

“Teremos um movimento financeiro muito grande. Temos que nos preparar com a rede hoteleira, infraestrutura, transporte, entre outros setores envolvidos no evento. Essa Comissão da Prefeitura já está trabalhando nisso”, explicou o prefeito Cristiano Salmeirão.

A Comissão foi denominada Grupo de Trabalho de Eventos Especiais (GTEE), que irá atender as ações relacionadas ao calendário de eventos nacionais e internacionais das atuais e futuras demandas de origem e influência do Kartódromo Internacional de Birigui e atividades dos setores produtivos de Birigui.

O GTEE foi criado por meio do Decreto Municipal 6.454, de 17 de outubro de 2019. O Grupo tem o objetivo de planejar, elaborar, preparar, ordenar, propor e promover ações de possam integrar os setores comerciais e de serviços do município junto ao calendário de eventos nacionais e internacionais do Speed Park.

O Grupo também irá incrementar o turismo de lazer, de entretenimento e de negócios no município sobre estratégicas de divulgação e preparação dos diversos equipamentos que poderão catalisar o público de fluxo dos eventos automobilísticos e outros da agenda do Kartódromo Internacional de Birigui.

O GTEE contará com representantes da Prefeitura de Birigui, ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui), SINBI (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) e Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui.

A coordenação geral do GTEE ficará a cargo do assessor executivo do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias.

Todos os membros do Grupo não serão remunerados, porém suas funções são consideradas de relevante interesse público.

Na foto acima, o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, e o assessor do Núcleo de Gestão, Carlos Farias.

DIA DO KART

Reconhecendo a importância do Speed Park para o município de Birigui, o prefeito enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei que acrescenta no Calendário Oficial de Eventos de Município o Dia do Kart.

“A meta é celebrar a data anualmente em 21 de março, dia de inauguração do Speed Park e dia do aniversário do piloto Ayrton Senna, três vezes campeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores ídolos do Brasil”, citou o prefeito.

O anúncio da lei que cria o Dia Municipal do Kart foi feito durante o 2º Café Empresarial de Birigui, que ocorreu nesta quinta-feira, 17 de outubro.

No evento, o diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, também divulgou as outras competições que serão realizadas em 2020.

Além do Mundial de 29 de outubro a 1º de novembro, acontecerão antes o 1º Troféu Ayrton Senna de Kart (em janeiro), Copa Speed Park (nos meses de março, abril, maio e junho) e Campeonato Brasileiro de Kart (em julho).

O Brasileiro de Kart 2020 será transmitido ao vivo pelo canal SportTV 2, com visibilidade de mais de 1 milhão de pessoas . A competição prevê 500 pilotos de 19 categorias.

“Vamos transformar Birigui na Capital do Kart. O governo municipal vai oferecer suporte total nos eventos, incentivando o turismo de negócios e trabalhando para atrair os visitantes ao Speed Park e, consequentemente, ao município”, completou o prefeito Cristiano Salmeirão.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto