20/11/2019
Juiz Everardo Leonel Hostalício recebeu homenagem. Prefeito participou da solenidade
 

O prefeito Cristiano Salmeirão, o secretário Genilson Martins (Administração), o secretário Gilmar Trecco Cavaca (Gabinete) e o secretário Tiago Contador Lotto (Comunicação) prestigiaram nesta terça-feira, 19 de novembro, a solenidade que entregou ao juiz Everardo Leonel Hostalício o Diploma de Cidadão Biriguiense.

Em momento solene realizado na sessão da Câmara de Birigui, o chefe do Executivo fez parte da Mesa Diretora, que também contou com o presidente do Legislativo, Felipe Barone, e com os vereadores Ferrari (vice-presidente), Fabiano Amadeu (2º secretário) e Andrey Servelatti (2º secretário). O homenageado também esteve na Mesa.

A homenagem ao juiz foi proposta pelo vereador Leandro Moreira, o Lê. “Desde que chegou em Birigui, Dr. Everardo prestou relevantes serviços ao município. É um colaborador frequente de causas nobres e justas”, comentou o vereador Lê.

O homenageado mudou-se com a esposa para Birigui em 2013, onde já moravam seus filhos e seus netos.

Dr. Everardo é casado com Ana Maria Nunes Hostalácio, tem três filhos: Juvêncio, Silvana, Gabriel e quatro netos: Catarina, Miguel, Leonel e Mateus.

CONHEÇA - Everardo Leonel Hostalácio nasceu em Piumhi, Minas Gerais, no dia 12 de maio de 1947. É filho de Vitrasiano Leonel da Silva e Consuelo Leonel Hostalácio.

Passou a sua infância na cidade de Piumhi, onde cursou o primário no Grupo Escolar Josino Alvim. Em 1958, iniciou o curso ginasial no Ginásio São Francisco (Internato de Padres Franciscanos) na cidade de Pará de Minas, em meados de 1959, transferiu-se para o Instituto Padre Machado (Internato de Padres Barnabitas) em Belo Horizonte, tendo ali concluído o seu curso no ano de 1961 e iniciando o curso científico em 1962.

Com a extinção do internato, transferiu-se para o Colégio Marconi, hoje Colégio Municipal de Belo Horizonte, onde concluiu o curso colegial.

Cursou a Faculdade de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais e o concluiu na Faculdades Integradas do Oeste de Minas - FADOM. Durante o período de estudos, iniciou sua atividade laborativa, vindo a exercer o cargo de Oficial de Gabinete do Secretário de Estado da Viação e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais.

Após concluído o curso de Direito, começou a exercer a advocacia na sua cidade natal e, em 1977, transferiu seu escritório para a cidade de Formiga. Após cinco anos exercendo a advocacia na Comarca de Formiga, foi credenciado como o advogado de todo o sistema financeiro do Estado de Minas Gerais.

Face à advocacia empresarial junto às entidades financeiras, se viu obrigado a transferir sua residência e seu escritório de advocacia para a cidade de Divinópolis em Minas Gerais. Depois de advogar nas mais diversas Comarcas em seis Estados da Federação como Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo, prestou concurso para a Magistratura de Minas Gerais, vindo a ser aprovado em terceiro lugar.

Assumiu a magistratura em 1985, tendo iniciado a sua carreira na cidade de Águas Formosas no nordeste de Minas. Já no ano de 1986, assumiu a cargo de Juiz de Direito da Comarca de Bom Despacho.

Após passar pela entrância inicial e pela entrância intermediária, foi promovido para a entrância final no ano de 1990 para a Comarca de Uberaba. Nesta Comarca assumiu a Terceira Vara Cível, militando por mais de dez anos. Neste período conseguiu produzir mais de setenta livros. E exerceu, ainda, o cargo de Juiz Eleitoral, de Juiz Diretor do Foro, também de Diretor dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, tendo ainda sido o Presidente desde a sua criação, da Turma Recursal de Uberaba. Integrou por dois anos a Diretoria da Associação dos Magistrados de Minas Gerais.

Fez diversos cursos de especialização na área do Direito. Lecionou por vários anos sobre Direito Eleitoral e Processo Civil. Fez palestras para Juízes em diversos Fóruns Regionais de Direito Eleitoral.

Teve sentenças publicadas pelo Tribunal de Alçada de Minas Gerais e também no Livro de Julgados dos Tribunais. Teve ainda publicada como de alta relevância, uma sentença sob o tema de Direito Constitucional, no Livro da AMAGIS. Foi promovido para a última entrância na carreira da Magistratura como de Juiz de Entrância Especial da Comarca de Belo Horizonte, vindo a aposentar-se no ano de 2001. Retornando então para sua cidade natal, retomou a advocacia e passou a dar assessoria jurídica, principalmente na área civil e comercial, para advogados, empresas e áreas do direito.

Tem, ainda, intensa atividade no agronegócio, principalmente na pecuária de leite. Participa da Diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

 

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa

 

 

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000