27/11/2019
Alunos da escola Prof. José Sebastião Vasques Calçada criaram jogos de tabuleiro

Num mundo em que nossas crianças vivem conectadas a videogames, computadores, tablets, celulares e tantas outras tecnologias, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor José Sebastião Vasques Calçada se dedicaram, na segunda quinzena de novembro do corrente ano, a estudar o gênero textual “regra de jogo” e puderam, de forma bastante lúdica, criar seus próprios jogos de tabuleiros bastante desafiadores, com regras definidas em grupos de trabalho.

Com participação intensa das crianças, foram feitas produções coletivas de regras de jogos conhecidos, como o jogo STOP, e de outros que foram apresentados aos alunos, como o jogo UM QUARTO.

Os alunos também produziram regras para jogos de tabuleiro e criaram seus próprios jogos para serem jogados com alunos de outras turmas.

“As crianças se envolveram, aprenderam de forma prazerosa; era evidente que estavam motivados e interessados. Com materiais simples, foram planejadas aulas diferenciadas e intensamente interativas”, relatou a professora do 5º ano A, Geni Barbosa.

“A regra de jogo é um gênero textual do campo da vida cotidiana, segundo a Base Nacional Comum Curricular, e, muitas vezes, dada a sua simplicidade, não são exploradas as suas potencialidades pedagógicas. O trabalho na escola mostrou o quanto o simples pode gerar aprendizagens muito acima das expectativas”, disse a diretora da escola, Fernanda Candido Paulo.

As ações foram conjuntamente planejadas por professoras da EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada, EM Prof.ª Geni Leite da Silva, EM Prof.ª Nayr Borges Penteado e EM “Prof.ª Ruth Pintão Lot.

Segundo a Secretaria de Educação de Birigui, as ações integram atividades do curso que as docentes desenvolvem em parceria com a UNESP de Presidente Prudente.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Secretaria de Educação de Birigui