02/12/2019
Escola Profª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti realizou Sarau Literário com alunos do 5º ano

O poeta francês Charles-Pierre Baudelaire (1821-1867) disse que “Todo homem saudável consegue ficar dois dias sem comer – sem a poesia, jamais”.

A poesia seria, assim, o alimento da vida. Pensando na necessária educação do olhar para o poético, a Escola Municipal Prof.ª Adelina Bernadette dos Santos Pacitti realizou com seus alunos diversas ações literárias trabalhando com poemas, dentre elas o Sarau Literário com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que aconteceu na última sexta-feira, 29 de novembro.

Os alunos puderam escolher poemas, de autores canônicos até outros mais modernos que publicam seus versos nas redes sociais, para ler aos participantes e também apresentaram poemas autorais, produzidos durante as aulas.

O gênero textual poema pertence ao campo artístico-literário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia a educação brasileira, aprovado em 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

“O que pensamos foi que as crianças pudessem vivenciar um momento que ultrapassasse a mera aplicação de atividades de análise da forma do poema e de suas características textuais (estrofes, versos, rimas, recursos estilísticos)”, relatou a professora do 5º ano, Daniela Sanches Pereira.

Para a diretora Wanda Capellari Corrêa Blaite, “o importante era concretizar uma proposta em que as crianças experimentassem viver o texto poético, comentar, apreciar, fruir, podendo escolher poemas de diferentes épocas, de variados estilos, produzir e apresentar os seus próprios, de forma lúdica e prazerosa”.

SAIBA MAIS

O termo sarau vem do latim seranus e dá nome a um evento cultural em que as pessoas que dele participam podem apresentar-se por meio de diversas manifestações artísticas (dança, leitura de poemas ou narrativas, música, teatro, pintura, escultura).

“Na escola, outras ações literárias são pensadas com o intuito de vivenciar as diversas manifestações artísticas, como chá literário, apresentações diversas, sempre com o envolvimento e participação das famílias”, comentou a coordenadora pedagógica Aparecida de Lourdes Boaventura Rodrigues.

“O sarau foi a culminância de um trabalho iniciado com um flash mob, que nunca tinha acontecido na nossa comunidade”, reforçou a coordenadora pedagógica Andréia Paulo de Souza.

As atividades foram planejadas em curso de formação continuada que o município de Birigui desenvolve em parceria com a UNESP de Presidente Prudente.

PREFEITURA DE BIRIGUI