03/12/2019
PAUTA: EM Profª Izabel Branco produz reportagem sobre a escola e seu entorno

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Izabel Branco protagonizaram um momento importante da vida da escola: a produção de uma reportagem em vídeo sobre a unidade escolar e o seu entorno.

O trabalho com o gênero textual reportagem ocupou as aulas das últimas semanas e os estudantes puderam comparar reportagens escritas e em vídeo, analisando as particularidades de cada uma e decidindo coletivamente os aspectos que tratariam no material que será disponibilizado por meio de blog da instituição de ensino.

Todas as turmas de 5º ano da escola desenvolveram o estudo, mas a filmagem ficou sob a responsabilidade dos alunos da Prof.ª Gladis Iara Anjos Guedes, que integra o grupo de professores que participam do curso sobre proposição, produção, correção e avaliação de textos em parceria com a UNESP de Presidente Prudente.

“Foi uma experiência transformadora, as crianças revelaram grande interesse e se dedicaram muito à produção do roteiro e à filmagem da reportagem”, disse a professora Gladis.

O gênero textual reportagem pertence ao campo da vida pública da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugere que as crianças produzam roteiros para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma.

“A ousadia foi propor, além da produção do roteiro, a confecção do vídeo com as crianças como protagonistas também do material filmado, como repórteres mirins”, esclareceu a diretora da escola, Maurícia Manfrinatti Leite Bueno.

O BLOG

A ideia de produzir um vídeo apresentando a escola e o seu entorno surgiu numa reunião de professores cursistas que selecionaram o gênero textual reportagem para atender à situação comunicativa de apresentar a instituição no blog que será criado pela gestão da unidade escolar.

“O blog foi pensado para divulgar as produções das crianças, a exemplo de muitas outras iniciativas que existem na rede mundial de computadores. Não tinha sentido inaugurá-lo com uma produção que não fosse das nossas crianças. Por isso, o desafio foi proposto aos alunos do quinto ano”, comentou a coordenadora pedagógica Sueli Teixeira Gonçalves.

“A escolha dos entrevistados e dos espaços filmados também foram aspectos discutidos com as crianças, que fizeram questão de falar das aulas de inglês que acontecem na escola e solicitaram a presença do secretário municipal de Esportes e Lazer, Ivan Ribeiro, para falar sobre o empreendimento que está sendo construído ao lado da unidade escolar”, reforçou a coordenadora pedagógica Geiza Aparecida Sanches Petean.

Em breve, o blog da escola entrará no ar.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e fotos: Secretaria de Educação