10/12/2019
Birigui Sustentável: Sesi lança aplicativo para facilitar a retirada de mudas de árvores

A equipe de robótica Big Bang, do Sesi Birigui, junto com o  professor Valter Moreno Junior e com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançaram uma plataforma que visa facilitar a retirada de mudas de árvores no Viveiro Municipal.

O aplicativo tem o nome de BiriTree (Biri de Birigui e Tree que significa 'árvore' em inglês) e foi pensado justamente para facilitar a retirada de mudas de árvores, além de incentivar os moradores a participarem do projeto com foco em melhorar o espaço urbano plantando mais árvores.

''Nós participamos de um torneio de robótica com o tema 'como podemos melhorar a qualidade de vida do cidadão'. Por meio de pesquisas, um dos problemas que identificamos foi a falta de arborização, não só em Birigui mas em várias cidades. Vimos que a requisição de mudas exigia deslocamento até a sede da secretaria,então pensamos no aplicativo para facilitar isso'' explicou o professor Valter.

Essa plataforma já está disponível no Google Play Store e é gratuita. Através deste aplicativo, o munícipe tem acesso às mudas que estão disponíveis no Viveiro Municipal e orientações de como plantar e cuidar delas. Há, ainda, espaço para tirar dúvidas e fazer sugestões. Ao finalizar o pedido, os técnicos do Viveiro recebem todas as informações e aguardam o munícipe ir até o local para retirá-la.

Os alunos apresentaram, na última sexta-feira (6), o aplicativo BiriTree para os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê. A apresentação ocorreu na Assembleia do Comitê (CBH-BT). Os membros gostaram da iniciativa da equipe do Sesi.

Os alunos da equipe de robótica do Sesi Birigui irão participar do Torneio Sesi de Robótica FLL. A competião acontece na próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro. A criação do aplicativo BiriTree é o trabalho que será apresentado na competição.

Para mais informações, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui: (18) 3643-6190.

Contato Big Bang: sesibigbang@gmail.com

PREFEITURA DE BIRIGUI