20/12/2019
Seminário discutiu sobre “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 da ONU”

A Prefeitura de Birigui realizou nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o Seminário “Os diferentes atores na construção da Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas)”.

Signatária dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a prefeitura teve como parceiros o Sesi e a ITB Equipamentos Elétricos. Os 17 objetivos são metas globais estabelecidas pela ONU.

O evento ocorreu no auditório do Sesi Birigui, das 8h às 12h. A ITB foi a primeira empresa biriguiense a aderir aos 17 ODSs e já recebeu diversos prêmios por ser uma empresa signatária do Pacto Global da ONU.

A pedido do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a Prefeitura Municipal passou a reforçar suas ações de signatária dos ODS´s. O servidor público municipal Eliel Robson Lemes Ribeiro foi nomeado presidente dos ODS´s em Birigui. Eliel também trabalha na ITB, como Coordenador de Sustentabilidade.

“O objetivo do seminário foi realizar ‘benchmarketing’ com vários ‘stakeholders’ e, também, a incorporação da Agenda 2030 nas práticas administrativas, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em dez princípios de desenvolvimentos sustentáveis”, explicou Eliel.

O presidente dos ODS´s em Birigui lembrou que a Agenda 2030 conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

“Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. Além dos 17 ODSs, o pacto global possui 169 metas estabelecidas para os signatários desenvolverem até o ano de 2030 e estão sob gestão em dimensões estratégicas: institucional, meio ambiente, social e econômico”, frisou.

A abertura oficial do seminário contou com a presença do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o diretor da ITB, Luis Carlos Vitoreti.

“O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras”, destacou o prefeito municipal.

A Prefeitura de Birigui tem uma estrutura administrativa, sendo gerida pela secretaria de gabinete e possui comissões: executiva, engajamento, diagnostico, report e indicadores sob a metodologia do ciclo PDCA.

As ações voltadas ao cumprimento das condicionantes da Agenda 2030 proporcionou a Prefeitura Municipal no período de três anos, de 2017 a 2019, evoluir em 210,60 no ODS 09 (Indústria, inovação e infraestrutura), em 110,47% no ODS 05 (igualdade de gênero) e 109,13% no ODS 08 (Trabalho descente e crescimento econômico).

“Varias metas estão estabelecidas e serão direcionadas a todas as secretarias do Município no próximo ano, para o cumprimento integral de todas as metas”, salientou o chefe do Executivo.

ONU – O seminário realizado em Birigui contou com a participação de uma convidada de honra: Ana Paula Caporal, representante da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e integrante da equipe da Enel Brasil, uma distribuidora de energia de holding Italiana.

Ana, o gerente de Qualidade da Quabritrol Valvulas, Antonio Janeiro, o professor doutor da UFMS, Adriano Teixeira, e a professora doutora do Instituto Federal de Birigui, Andreia de Alcantara Cerizza, participaram de um painel que discutiu tópicos relacionados aos 17 ODS.

O painel foi mediado pelo jornalista e publicitário Tiago Contador Lotto, secretário de Expediente e Comunicação da Prefeitura de Birigui. Ana Paula Caporal recebeu do prefeito Cristiano Salmeirão um Decreto de Hóspede Oficial de Birigui por sua participação no seminário.

PREFEITURA DE BIRIGUI