20/12/2019
Seminário discutiu sobre “Os diferentes atores na construção da agenda 2030 da ONU”

A Prefeitura de Birigui realizou nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o Seminário “Os diferentes atores na construção da Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas)”.

Signatária dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a prefeitura teve como parceiros o Sesi e a ITB Equipamentos Elétricos. Os 17 objetivos são metas globais estabelecidas pela ONU.

O evento ocorreu no auditório do Sesi Birigui, das 8h às 12h. A ITB foi a primeira empresa biriguiense a aderir aos 17 ODSs e já recebeu diversos prêmios por ser uma empresa signatária do Pacto Global da ONU.

A pedido do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, a Prefeitura Municipal passou a reforçar suas ações de signatária dos ODS´s. O servidor público municipal Eliel Robson Lemes Ribeiro foi nomeado presidente dos ODS´s em Birigui. Eliel também trabalha na ITB, como Coordenador de Sustentabilidade.

“O objetivo do seminário foi realizar ‘benchmarketing’ com vários ‘stakeholders’ e, também, a incorporação da Agenda 2030 nas práticas administrativas, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em dez princípios de desenvolvimentos sustentáveis”, explicou Eliel.

O presidente dos ODS´s em Birigui lembrou que a Agenda 2030 conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

“Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo. Além dos 17 ODSs, o pacto global possui 169 metas estabelecidas para os signatários desenvolverem até o ano de 2030 e estão sob gestão em dimensões estratégicas: institucional, meio ambiente, social e econômico”, frisou.

A abertura oficial do seminário contou com a presença do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o diretor da ITB, Luis Carlos Vitoreti.

“O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras”, destacou o prefeito municipal.

A Prefeitura de Birigui tem uma estrutura administrativa, sendo gerida pela secretaria de gabinete e possui comissões: executiva, engajamento, diagnostico, report e indicadores sob a metodologia do ciclo PDCA.

As ações voltadas ao cumprimento das condicionantes da Agenda 2030 proporcionou a Prefeitura Municipal no período de três anos, de 2017 a 2019, evoluir em 210,60 no ODS 09 (Indústria, inovação e infraestrutura), em 110,47% no ODS 05 (igualdade de gênero) e 109,13% no ODS 08 (Trabalho descente e crescimento econômico).

“Varias metas estão estabelecidas e serão direcionadas a todas as secretarias do Município no próximo ano, para o cumprimento integral de todas as metas”, salientou o chefe do Executivo.

ONU – O seminário realizado em Birigui contou com a participação de uma convidada de honra: Ana Paula Caporal, representante da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e integrante da equipe da Enel Brasil, uma distribuidora de energia de holding Italiana.

Ana, o gerente de Qualidade da Quabritrol Valvulas, Antonio Janeiro, o professor doutor da UFMS, Adriano Teixeira, e a professora doutora do Instituto Federal de Birigui, Andreia de Alcantara Cerizza, participaram de um painel que discutiu tópicos relacionados aos 17 ODS.

O painel foi mediado pelo jornalista e publicitário Tiago Contador Lotto, secretário de Expediente e Comunicação da Prefeitura de Birigui. Ana Paula Caporal recebeu do prefeito Cristiano Salmeirão um Decreto de Hóspede Oficial de Birigui por sua participação no seminário.

 

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa

 

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000