08/01/2020
63 hortas comunitárias do governo municipal atendem 2.200 famílias de Birigui

Mais vinte famílias que residem em Birigui estão produzindo nas hortas comunitárias oferecidas gratuitamente pela Prefeitura Municipal.

As 63 hortas comunitárias do governo municipal atendem atualmente 2.200 famílias. Até novembro do ano passado eram 2.180 famílias. O número mudou com a ampliação ocorrida na horta comunitária do bairro Jandaia II, que saltou de 50 para 70 famílias atendidas.

A atual gestão passou a administração do Departamento de Hortas da Prefeitura de Birigui para o Fundo Social de Solidariedade de Birigui, órgão sem fins lucrativos que integra a Secretaria Municipal de Gabinete.

Além de dar mais atenção para as hortas comunitárias e aumentar o número de canteiros nos bairros, a atual gestão também implantou o projeto Hortas nas Escolas, que visa oferecer alimentos para alunos matriculados nas escolas e creches da Prefeitura de Birigui.

Tanto nas hortas comunitárias como nas hortas das escolas e creches, o governo municipal oferece suporte de técnicos e kits com sementes e equipamentos.

Cebolinha, salsinha, couve, almeirão, berinjela, vagem, coentro são alguns dos exemplos do que é produzido nas hortas. Os alimentos são produzidos sem a utilização de defensivos agrícolas.

“A plantação de uma horta orgânica consiste em cultivar de forma ecológica e sustentável verduras, legumes, plantas e ervas medicinais, sem a necessidade de utilização de adubos químicos, agrotóxicos ou qualquer outra substância que possa vir a prejudicar o ambiente e fazer mal à saúde do ser humano”, comentou o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

“Alimentos orgânicos são mais saborosos e concentram mais vitaminas, minerais e outros nutrientes em comparação com os alimentos convencionais. Eles evitam possíveis problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas”, completou o prefeito.

Até dezembro de 2020, a atual gestão pretende saltar de 63 para 70 hortas comunitárias espalhadas pelos bairros de Birigui.

PREFEITURA DE BIRIGUI