15/01/2020
FOI DADA A LARGADA! “O Speed Park tem estrutura de primeiro mundo”, diz João Doria

Foi dada a largada para a realização do Mundial de Kart 2020 em Birigui. Na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, visitou o Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui.

O governador foi recebido pelo prefeito Cristiano Salmeirão, pelo deputado estadual Roque Barbiere, o Roquinho, pelo diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, e pelo gestor do GTEE (Grupo de Trabalho de Eventos Especiais) da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias. O grupo visa oferecer suporte ao Mundial de Kart e demais eventos de grande porte na cidade.

Acompanharam o governador o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e o secretário executivo de Esportes, Marco Aurelio Pegolo dos Santos, o Chuí.

Antes de Birigui, o governador e os secretários estiveram em Penápolis e em Coroados. Depois do Speed Park visitaram Bilac e Araçatuba.

Prefeitos, vereadores e secretários de várias cidades da região estiveram presentes nos eventos, principalmente no Speed Park, onde o governador conheceu a estrutura do local.

“O Speed Park tem estrutura de primeiro mundo e podemos compará-lo com kartódromos da Europa. Fizemos um esforço muito grande o ano passado para trazer para Birigui o Mundial de Kart deste ano. Isso vai gerar um fluxo turístico muito grande, além de uma ativação da economia criativa da região de Birigui”, falou o governador do Estado de São Paulo.

“O Mundial de Kart vai levar o nome de Birigui para o mundo. O Ayrton Senna sempre falava: para ser um grande piloto de Fórmula 1 é necessário ser um grande piloto de kart”, frisou João Doria.

De acordo com o diretor do Speed Park, Ricardo Gracia, o Governo do Estado de São Paulo se mostrou apoiador ao Mundial de Kart desde o primeiro momento, além do piloto Felipe Massa, presidente do Conselho Mundial de Kart da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

“Agora estamos trabalhando para fortalecer a região, para acolher os pilotos (e equipes) de 42 países que virão para Birigui em outubro. A região está focando o esporte, o turismo e o lazer esportivo”, completou Ricardo Gracia.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, disse que o governo municipal irá trabalhar em harmonia com o Speed Park, com o Governo Estadual e com os demais envolvidos na realização do Mundial de Kart.

“Esse evento ficará para a história da cidade. Sua estrutura é gigantesca. São 42 países que serão representados por suas equipes nesta competição. Estamos unindo força para melhorar nossa estrutura e acolher os visitantes”, disse Salmeirão.

Doria, Salmeirão, Gracia, Vinholi e o piloto Ricardinho Gracia pilotaram karts e juntos completaram uma volta na pista.

GTEE – O responsável pelo GTEE, Carlos Farias, disse que a agenda do grupo está integrada com a agenda do Speed Park.

“Cada evento de grande porte no Speed contará com apoio e suporte da Prefeitura de Birigui, que criou o GTEE visando acolher os visitantes. Não há dúvidas que a economia regional irá aquecer, assim como os setores de transporte, hotelaria, gastronômico, entre outros”, falou Farias.

O Campeonato Mundial de Kart 2020 tem a chancela da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O evento será realizado no Speed Park de 29 de outubro a 1º de novembro.

A competição prevê reunir 250 pilotos em Birigui. O evento contará com 2 mil pessoas cadastradas e a previsão é de 30 mil pessoas circulantes no Kartódromo Internacional de Birigui durante os dias da competição.

A visibilidade do Campeonato Mundial de Kart deverá atingir 15 milhões de pessoas. A final da competição será transmitida ao vivo pelo canal SportTV 2.

1º TROFÉU AYRTON SENNA

De 21 a 25 de janeiro o Instituto Ayrton Senna realiza no Speed Park o 1º Troféu Ayrton Senna de Kart.

A competição será realizada em 14 categorias: Mirim, Cadete, F4, F4 Senior, Woman Series, Junior Menor, Shifter, OK, OK Junior, Senior (125), Super Senior (125), Junior, Novatos e Graduados.

O evento conta com várias atrações de 21 e 25 de janeiro de 2020, entre elas baterias de diversas categorias de kart, além de corridas a pé e caminhadas de 5 e 10km, shows, saltos de bugee jump, som com DJ´s e exposições de itens históricos de Ayrton Senna.

O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica rua Hagime Saita, 4001, acesso pela Rodovia Marechal Rondon, km 524 (entre Birigui e Araçatuba).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto