20/01/2020
BOA NOTÍCIA: Mortes por acidentes de trânsito em Birigui diminuíram 82,35% em dois anos

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito em Birigui diminuiu 82,35% nos 12 meses de 2019, em comparação com o mesmo período de 2017.

Na tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, a diretora municipal de Trânsito e Serviços (Deptrans), Melissa Puertas Sampaio, apresentou os números ao prefeito Cristiano Salmeirão.

Segundo a diretora, a redução está diretamente relacionada aos trabalhos educativos, ações preventivas e de infraestrutura viária que vêm sendo desenvolvidos no município de Birigui.

De acordo com o Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), houve três óbitos em 2019; nove óbitos em 2018 e dezessete óbitos em 2017.

“Entreguei ao prefeito o documento do Governo do Estado de São Paulo que apresenta os números de 2019 e, também, que traz os parabéns aos trabalhos realizados pela Prefeitura de Birigu”, disse Melissa.

Pelo terceiro ano consecutivo o Deptrans consegue reduzir o número de acidentes com vítimas fatais.

“Conseguimos reduzir, por meio de ações do Deptrans e do Movimento Respeito a Vida, as mortes por acidentes nas vias públicas da cidade. Ações preventivas e estudos técnicos continuarão sendo realizados com o objetivo de melhorar a segurança, evitar que acidentes ocorram e, principalmente, salvar vidas”, frisou o prefeito Cristiano Salmeirão.

EDUCAÇÃO

A diretora do Deptrans destacou que a queda do índice de mortes no trânsito é resultado, principalmente, do trabalho de educação de trânsito realizado nos últimos três anos nas escolas e locais de grande circulação de pessoas.

“Nessas ações foram priorizadas a conscientização e o incentivo ao uso do cinto de segurança e a não utilização do celular no volante, por exemplo”, citou a diretora.

Outra ação que gerou resultados positivos é a parceria com o Movimento Respeito a Vida, que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito.

Birigui é um dos municípios conveniados a esta iniciativa do Governo do Estado. Uma das ações realizadas por meio do projeto foi a construção de lombofaixas em frente das escolas da cidade.

Diversas intervenções de infraestrutura viária também foram realizadas para melhorar a segurança no trânsito nas ruas e avenidas da cidade, como alterações viárias (sentido de direção ou mudança de mão dupla para mão única); reforço das sinalizações verticais e horizontais, com novas pinturas e placas e substituição de semáforos.

Melissa adiantou que novas ações serão realizadas neste ano, visando a segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

“Nos três últimos anos desenvolvemos diversas ações voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito. As dificuldades são imensas, mas continuaremos trabalhando com o objetivo de salvar vidas, o nosso bem mais precioso”, completou a diretora do Deptrans.

PREFEITURA DE BIRIGUI