21/01/2020
Rotary vai equipar a Unidade Básica de Saúde do bairro Santo Antônio, a UBS 5

O Rotary Birigui, o Rotary Birigui XIX de Abril e o Rotary Birigui Cidade Pérola uniram forças para colocar em prática um projeto que visa equipar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio, a UBS 5.

A doação foi oficializada na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, na Prefeitura de Birigui. O prefeito Cristiano Salmeirão recebeu os rotarianos Luciano Fiorin, Ilzo Tragueta e Laerte Nivaldo Aranha.

O encontro reuniu a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, e o secretário municipal de Gabinete, Gilmar Trecco Cavaca, que também é rotariano.

Os rotarianos informaram ao prefeito que a entidade irá doar estetoscópio, poltronas, otoscópio, cadeiras, mesas, computadores, aparelhos de ar condicionado, aparelho de TV, bebedouro industrial, nobrek, geladeira, compressor odontológico, laringoscópio, aspirador de pó, aparelho de RX odonto, entre outros equipamentos que serão adquiridos pelo Rotary.

Após a obra, que está 15% concluída, os equipamentos serão levados até a UBS, onde serão instalados. A aquisição totaliza R$ 175.560,00.

A UBS do Santo Antônio está em construção. O investimento do governo municipal foi de R$ 556.766,67.

A nova unidade de saúde está sendo construída na rua General Osório esquina com a rua Campos Sales. O prédio conta com 302,00m² de construção. A Construtora Zanini, de Coroados, foi a vencedora da licitação.

Atualmente a administração paga aluguel para oferecer UBS no bairro Santo Antônio. Ela funciona na Travessa Itororó, número 210.

“O Rotary atua em várias frentes: paz e prevenção, resolução de conflitos, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento econômico. A doação desta verba faz parte do projeto de prevenção e tratamento de doenças”, disse o rotariano Laerte Aranha.

O prefeito agradeceu a ação do Rotary e elogiou os trabalhos feitos pela instituição, que visa prestar serviços à comunidade e ajudar o próximo.

“É uma causa nobre e justa, pois está beneficiando moradores do Santo Antônio e bairros vizinhos que dependem de atendimento via Secretaria Municipal de Saúde e via SUS. Obrigado ao Rotary por equipar a nossa UBS”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão.

“Obrigado aos membros do Rotary que se mostraram sensíveis a essa questão. O atendimento nas UBSs é de extrema importância para os moradores de Birigui”, comentou a secretária de Saúde, Marian Nakad.

Birigui conta com 11 Unidades Básicas de Saúde. Além da obra de construção da UBS 5, a prefeitura está realizando a construção da UBS 9, do Jardim Santana. Lá a obra está com 30% concluída.

A atual gestão já construiu uma UBS no Jandaia. A Prefeitura de Birigui pagava aluguel de um imóvel, onde funcionava a UBS 8. Agora, em prédio próprio, a UBS do Jandaia atende na rua Mantura Antônio, 1.116.

As UBSs de Birigui atendem das 7h às 18h.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto e foto: Tiago Lotto