19/02/2020
Prefeito participou da entrega do título de Cidadão Biriguiense para o Major PM Marques

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, participou do momento solene da Câmara Municipal que entregou o título de Cidadão Biriguiense ao Major PM Marcelo Fernando Marques, Comandante Interino do 2º Batalhão de Polícia Ambiental de Birigui.

A entrega da honraria ocorreu na sessão desta terça-feira, dia 18 de fevereiro. Também prestigiaram a entrega do título os secretários municipais Cleber Rodrigo da Silva (Segurança Pública), Rafael Polizel (Serviços Públicos, Água e Esgoto), Genilson Martins (Administração) e Gilmar Trecco Cavaca (Gabinete).

“Um título merecido. O Major PM Marques faz um excelente trabalho no 2º Batalhão de Polícia Ambiental. São mais de 20 anos de dedicação, trabalho sério e muita ética. Parabéns pelo título. Somente pessoas de bem e comprometidas com a cidade que recebem essa honraria”, comentou o prefeito municipal.

A honraria ao policial ambiental foi proposta pelo vereador José Luis Buchalla, o Zé Buchalla.

“O Major Marques reside em Birigui há 22 anos. Seu trabalho no Batalhão da Polícia Ambiental é de muita dedicação e empenho. Essa honraria é uma forma do Legislativo reconhecer os relevantes serviços que o Major prestou ao município de Birigui”, disse o vereador Zé Buchalla.

CONHEÇA - Nascido em Penápolis, onde estudou o ensino fundamental e médio, Major Marques ingressou na Academia de Polícia Militar do Estado de São Paulo, Barro Branco, em 1991. Ele integrou a última turma do grupo preparatório de seis anos daquela escola, o conhecido Grupo Sangue Azul.

Em 1996 alcançou o aspirantado e em 1997 casou-se com Rosimeire Leal Abrão Marques, enfermeira e docente de enfermagem técnica. Os filhos Nilton Luis Abrão Marques e Marcela Abrão Marques são estudantes universitários e frutos de uma criação responsável e amorosa.

Em 1998, como 2º Tenente PM, foi transferido para o 2º Batalhão da Polícia Ambiental sediado em Birigui, onde trabalha até hoje. Em Birigui conquistou três postos do oficialato. De 2º Tenente foi promovido a 1º Tenente, depois promovido para Capitão e hoje é Major PM, sendo este o penúltimo grau da hierarquia no comandamento de um batalhão de Polícia Militar.

Major Marques fez Mestrado em Segurança Pública e Especialização na Área Ambiental. O homenageado foi honrado diversas vezes na corporação pelo desempenho e dedicação. Elevou o nome do 2º Batalhão de Polícia Ambiental com a premiação de Destaque em Qualidade de Prestação de Serviço da Unidade Ambiental no Estado de São Paulo por cinco anos consecutivos.

Além do trabalho na Polícia Ambiental, faz relevantes trabalhos como companheiro do Lions de Birigui, sendo, inclusive, membro de sua diretoria.

“Foi em Birigui que ampliei meus estudos, cresci em minha carreira e criei meus filhos. Aqui aprendi muito. Ser acolhido por Birigui e ser reconhecido como um de seus filhos é uma enorme honra. Esse título enaltece minha pessoa e me obriga ainda mais a corresponder com atitudes, aumentando minha responsabilidade”, comentou o homenageado.

O Major agradeceu o vereador Buchalla e os demais vereadores de Birigui.

“Gratidão ao vereador José Luis Buchalla, autor deste projeto, e aos demais pares. Hoje, vendo familiares e amigos nesta sessão, olho para trás e digo com segurança: valeu a pena!”, comentou o homenageado.

PREFEITURA DE BIRIGUI