06/03/2020
INÉDITO: Birigui conquista o Selo de Município Verde Azul e comprova que faz gestão ambiental

Desde 2007, quando foi criado o Programa Município Verde Azul, a Prefeitura de Birigui busca conquistar o Selo de “Município Verde Azul”, que reconhece as cidades que fazem gestão ambiental.

O Programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

A qualificação para conquistar o Selo exige muito trabalho das prefeituras, já que o programa possui 10 diretivas: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão de Águas; Qualidade do Ar; Uso do solo; Arborização urbana e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Os municípios devem colocar em prática 85 tarefas, divididas nas 10 diretivas. A ideia é fazer com que cada um deles produza políticas públicas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos locais.

O Governo do Estado de São Paulo atribui notas de zero a 100 ao resultado de tudo que foi feito no município durante um ano. Atingindo a nota mínima de 80, ele está apto a continuar aprimorando as ações, conquistando o Selo e continuando a desenvolver novas iniciativas sustentáveis para a população.

“O programa visa medir a gestão ambiental de cada município e conquistar o Selo mostra que Birigui faz gestão ambiental com eficiência”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Birigui, Juliano Salomão.

Antes da gestão 2017/2020, o município de Birigui chegou no máximo a 27,16 pontos, média realizada em ações do ano de 2012 até 2016. Em 2019, Birigui somou 82.78. A premiação de 2019 foi entregue nesta quinta-feira, 5 de março de 2020, em São Paulo.

Agora, com o Selo, Birigui está credenciada a buscar verbas no FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).

EM SÃO PAULO

Na manhã desta quinta-feira (5) o prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Juliano Salomão, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde ocorreu a premiação dos municípios qualificados para o Selo de Município Verde Azul e a certificação aos municípios que conquistaram o Selo.

Também estiveram no evento o diretor de Educação Ambiental da Prefeitura de Birigui, Jefferson Rabal, a chefe de seção de Urbanismo e Ocupação do Solo Urbano e Rural, Gabriela Barbosa, e o motorista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciano Pacco.

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 13% contam com o Selo. “Estamos em um seleto grupo que faz gestão ambiental. Cuidar do meio ambiente é deixar uma cidade melhor para os nossos filhos e netos. Parabéns equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Birigui”, comentou o prefeito Cristiano Salmeirão.

A entrega do Selo em São Paulo reuniu várias autoridades, entre elas o governador João Doria, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Todos os municípios que aqui virão receber o prêmio merecem os aplausos e o reconhecimento. Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços”, falou o governador João Doria.

PRINCIPAIS AÇÕES

Para conquistar o Selo de Município Verde Azul, a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui da gestão 2017/2020 desenvolveu mais de 80 ações. As principais foram:

* Criação do PROMEA (Programa de Educação Ambiental)

* Execução do Parque Natural Valdemar Salmeirão

* Execução do Centro de Educação Ambiental

* Piloto de Agrofloresta Urbana

* Plano de combate a erosões

* Plano de mata atlântica

* Criação do fundo municipal de meio ambiente

As ações cumprem a Agenda 2030 da ONU, os chamados 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) números 6 (Água Potável e Saneamento); 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura); 11 (Cidades e Comunicades Sustentáveis); 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).

PREFEITURA DE BIRIGUI

Texto: Tiago Lotto, com apoio de Caroline Rocha.

Fotos: Tiago Lotto, enviado especial para a entrega do Selo em São Paulo.