27/03/2020
Novo decreto com medidas contra o coronavírus deixa facultativo o trabalho das indústrias

A Prefeitura de Birigui vai publicar ainda nesta sexta-feira, dia 27 de março, seu quinto decreto municipal que dispõe sobre adoção de medidas temporárias e emergências para enfrentamento do coronavírus, o COVID-19.

O decreto, de número 6.602, de 27 de março de 2020, segue determinação do Governo do Estado de São Paulo, que autorizou a reabertura das indústrias.

Em decretos anteriores, e em acordo feito entre Prefeitura de Birigui e Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), as indústrias do ramo calçadistas iriam paralisar suas produções de 31 de março até o dia 13 de abril.

Com os decretos estadual e municipal, fica a critério dos empresários a decisão de trabalhar ou não.

“Peço que os empresários que já deram férias mantenham as portas fechadas. Agora é hora de preservar vidas, fazer o chamado isolamento social”, falou o prefeito.

COMÉRCIO

Seguindo decreto estadual, o comércio de Birigui segue fechado até o dia 7 de abril.

ESCOLAS e creches

As escolas e creches da Prefeitura de Birigui seguem fechadas por tempo indeterminado. A administração irá informar o retorno das aulas.

ÔNIBUS

Os ônibus circulares seguem parados. O serviço será normalizado dia 5 de abril. A entrada de ônibus e vans em Birigui também será liberada dia 5 de abril.

“Essas medidas servem para evitar aglomerações e evitar o contágio do vírus. O coronavírus é extremamente perigoso, mata e temos que pensar nas pessoas agora. Paço que todos fiquem em casa nesse momento”, completou o prefeito de Birigui.

R$ 978 mil

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (26 de março) que o Estado vai repassar R$ 218 milhões para enfrentamento ao coronavírus em 80 cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes.

O dinheiro começa a ser transferido aos municípios para instalação de centros de referência e hospitais de campanha.

Em Birigui, o Comitê de Crise para Enfrentamento da COVID-19 [CCEC] já está analisando os locais onde uma Unidade de Internação será montada.

Segundo o governo estadual, Birigui receberá R$ 978.872,00. A verba é exclusiva para combater o COVID-19.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Imagem: arte produzida pela Prefeitura de Assis