17/04/2020
Prefeitura ganha 500 viseiras. EPI foi produzido após união de empresas e instituições de ensino

As empresas biriguienses signatárias do Pacto Global da ONU, a USP, a UFSCar, o Instituto Federal Campus Birigui e o grupo União à Saúde uniram conhecimentos teóricos e práticos e desenvolveram 500 viseiras, EPI [Equipamento de Proteção Individual] usado por profissionais de saúde que trabalham no enfrentamento do coronavírus.

Os protetores faciais foram doados para a Prefeitura de Birigui nesta sexta-feira, dia 17 de abril. As viseiras serão destinadas para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, da Santa Casa de Birigui e demais unidades públicas de saúde que necessitem do EPI.

Estiveram no Paço Municipal representantes do Instituto Federal Campus Birigui, Yazigi Birigui; Fiveltec; Sollis Aquecedores Solares; Calmart; Klin Produtos Infantis; Artemidia e a Biripast.

“O projeto conjunto que começou em Birigui ganhou força e está ajudando municípios da região e, também, de São Carlos, já que a UFSCar é parceira na produção das viseiras”, disse o presidente da Comissão Executiva dos 17 ODS, Eliel Robson, um dos idealizadores do grupo União à Saúde.

Empresas de Birigui que possuem estratégias de governança corporativa focada em um dos 17 ODS e a Prefeitura Municipal criaram o grupo União à Saúde, que visa colaborar com o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A Prefeitura de Birigui, signatária do Pacto Global da ONU, promoveu uma aproximação com empresas do município que também seguem a agenda da ONU.

Formado por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda visa implantar, até 2030, esses objetivos em todos os países do mundo.

A viseira facial é uma proteção do rosto do profissional que esta em contato direto com a pandemia do coronavírus. O intuito do projeto foi viabilizar economicamente a produção do material para chegar aos profissionais da saúde. Essa parceria dos envolvidos foi articulada pelo grupo União à Saúde.

Para compor o projeto, três instituições de ensino (USP, UFSCar e Instituto Federal Campus Birigui) fizeram a parceria com as empresas biriguienses Yazigi Birigui; Fiveltec; Sollis Aquecedores Solares; Calmart; Klin Produtos Infantis; Artemidia e a Biripast.

O projeto possui todas as especificações técnicas de material, estudo de viabilidade e análise de desempenho.

As tratativas do grupo foram conduzidas na UFCar pelo professor doutor Daniel Braatz e na USP pela professora doutora Zilda Silveira.

O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, recebeu as viseiras. Ele surpreendeu-se com o resultado do desenvolvimento do produto e elogiou a iniciativa.

“Birigui tem o potencial para realizar projetos grandiosos. Nossas empresas estão de parabéns. Agradeço essa união em prol do Pacto Global e agradeço a doação das viseiras, que chegam em boa hora”, disse o prefeito.

Para a secretária municipal de Saúde, Marian Nakad, Birigui é uma cidade que tem as diretrizes da ONU como norte da tomada de decisão, e, com isso, o município desponta-se em case de parceria e enfrentamento conjunto da Covid-19.

Para o presidente da Comissão Executiva dos ODS, Eliel Robson, o pacto global tem suas metas e intervenções voltadas ao pioneirismo, a sustentabilidade, a promoção de saúde como direito humano.

“A ação conjunta das instituições de ensino e das empresas do município são motivo de orgulho para a cidade, além de mostrar a responsabilidade social corporativa, do Poder Público, das universidades e do Instituto Federal, numa sinergia que proporcionou a realização de um projeto grandioso e de impacto na segurança das equipes de saúde, assistência social e outras politicas públicas que receberão os EPIs para seus profissionais”, disse Eliel.

UNIDOS SOMOS FORTES

Diante das demandas apresentadas pela Pandemia da Covid-19, foi solicitado a Santa Casa e a Prefeitura de Birigui que fizessem um levantamento das necessidades de insumos hospitalares e EPIs.

Foram formados subgrupos de frentes de trabalho. Uma equipe ficou responsável pelo desenvolvimento das viseiras faciais, enquanto outras equipes trabalham na cotação e aquisição de insumos. Os custos forma divididos pelos membros do grupo.

O grupo União à Saúde foi formado no dia 21/03/2020, sendo eleito o ODS 3 (Saúde e Bem Estar) e o 17 (Parcerias) para início dos trabalhos.

Após duas semanas de articulações, o grupo decidiu incorporar os ODSs 1 (Erradicação de pobreza) e10 (Redução das desigualdades), passando a fazer arrecadação de gêneros alimentícios.

A arrecadação é feita pelos membros envolvidos e demais voluntários, entre eles o Sinbi, a Acib e o Colégio Liceu. O material recolhido será levado para a Secretaria Municipal de Assistência Social e para o Fundo Social de Solidariedade.

Fazem parte do grupo União à Saúde os seguintes membros:

ITB Equipamentos Elétricos;

Metal Meta Precision Parts;