22/04/2020
Secretaria de Saúde agradece doação feita pela Associação de Diabetes Juvenil, a ADJ de Birigui

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta quarta-feira, dia 22 de abril, uma doação de medicações e insumos da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) de Birigui.

Segundo a gestora da ADJ, Cláudia Terensi Bosco, foram doados insulinas, fitas, lancetas e seringas, material de consumo diário de quem trata a diabetes.

“Como estamos com o atendimento restrito e sem atendimento médico e dos demais profissionais, alguns medicamentos podemos perder. Visando colaborar, optamos por doar para a Secretaria Municipal de Saúde”, disse a gestora Cláudia.

Cláudia foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad, e demais membros da Secretaria de Saúde de Birigui.

“Obrigado aos amigos da ADJ de Birigui. Esse material será muito bem utilizado. Nossa gratidão pela doação feita”, agradeceu a secretária Marian, lembrando que os medicamentos (insulinas não padronizadas) serão distribuídas para pacientes específicos que fazem uso.

ENTENDA

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

PREFEITURA DE BIRIGUI