06/05/2020
Pandemia do coronavírus prejudicou arrecadação municipal: Birigui perdeu 33% de ICMS em um mês

O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que performa o maior repasse mensal de tributos à cidade, recuou de R$ 5,1 milhões em Abril 2019 para R$ 3,3 milhões em abril 2020, cerca de 33%.

Em Abril do ano passado o repasse chegou a R$ 5,1 milhões, valor que, sem recessão, deveria ter se repetido agora.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Fábio Vieira Pinto, em reunião com equipe econômica, estimou que a recuperação das perdas pode demorar até 2 anos.

O secretário Fabio Vieira lembra que as projeções ainda são preliminares.

“O primeiro mês com o comércio fechado foi Abril. Contudo, números podem mudar dependendo do mês de Maio, com a prorrogação do decreto estadual se terá sua flexibilização ou não. Ainda não sabemos se os municípios terão a compensação do ICMS de rapasse estadual", frisou.

Segundo o secretário de Planejamento e Finanças, infelizmente a crise da pandemia faz seus primeiros estragos na arrecadação da Prefeitura de Birigui.

“O prefeito Cristiano Salmeirão e sua equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Finanças vem realizando constantes reuniões visando amenizar o impacto causado pela pandemia”, completou o secretário Fábio.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Assessoria de Imprensa / Secretaria de Planejamento e Finanças