12/05/2020
Saúde adverte: acesso aos órgãos públicos somente usando máscara de proteção facial

Em função da pandemia da Covid-19, transmitida pelo coronavírus, o uso de máscara de proteção facial passou a ser obrigatória em praticamente todos os municípios.

Segundo o Ministério da Saúde, a máscara facial, mesmo que caseira, é um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo quem usa e outras pessoas ao redor.

Decreto municipal que tornou obrigatório o uso de máscaras em todos os prédios públicos, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços no município de Birigui começou a valer no dia 6 de Maio.

No dia seguinte, 7 de Maio, o Governo do Estado de São Paulo decretou obrigatório o uso de máscaras nos municípios do estado.

ADVERTÊNCIA

A Secretaria de Saúde de Birigui adverte que o cidadão que procurar por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a Santa Casa ou o Pronto-Socorro Municipal sem a proteção facial não será atendido.

A advertência também serve para todos os órgãos públicos, comércio, supermercados, entre outros.

“O uso da máscara é obrigatório, porém muitas pessoas estão descumprindo essa determinação. Infelizmente não iremos permitir o acesso de pessoas sem máscaras”, disse a secretária municipal de Saúde, Marian Fátima Nakad.

SAIBA COMO FAZER A SUA MÁSCARA

·         Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

·         A máscara pode ser usada até ficar úmida. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

·         Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face;

·         Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;

·         Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;

·         Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos;

·         Para cumprir essa missão de proteção contra o coronavírus, serve qualquer pedaço de tecido, vale desmanchar aquela camisa velha, calça antiga, cortina, o que for.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Imagem: Prefeitura de Laranjal Paulista