04/06/2020
Apreensão de pipa com linha chilena em área urbana de Birigui vai gerar multa de R$ 1.855,40

A soltura de pipas em áreas urbanas de Birigui é proibida por lei. A legislação municipal permite aplicação de multas para quem for pego praticando a diversão na área urbana da cidade.

Por força da lei 3.508/97, alterada pela lei 3.936/2001, um homem adulto de que reside na região central de Birigui irá pagar multa de R$ 1.855,40.

A Polícia Municipal já notificou o cidadão, que receberá nos próximos dias a multa da Secretaria Municipal de Tributação e Fiscalização.

Na última terça-feira, dia 2 de junho, às 14h, os guardas municipais Cândido e Roseno receberam denúncia anônima sobre prática da soltura de pipa na rua Bandeirantes, próximo da escola Stélio Machado Loureiro.

As linhas para pipas devem ser usadas de algodão (a conhecida linha 10 de algodão), porém a linha encontrada pelos guardas da Secretaria de Segurança Pública de Birigui foi a conhecida linha chilena, mais cortante que o cerol.

“O cerol é um preparo de cola de sapateiro com vidro moído, que visa cortar linhas de outras pipas. Já a linha chilena ela é mais resistente e muito mais cortante que o cerol”, explicou o guarda Cândido.

“Essa é uma diversão perigosa, pois a linha chilena é muito cortante. Além disso, existe a rede elétrica da área urbana. Quem quiser soltar pipa, deve procurar a área rural”, falou Cândido.

A apreensão foi feita pelas motos ROMO 550-551, com apoio da vtr 538, com os guardas Silva e Nelson. A linha da pipa estava atravessada na rua Bandeirantes. Assim que pipa caiu, os guardas apuraram que continha linha chilena. A linha partiu do endereço apontado pela denúncia anônima.

Segundo os guardas, o indivíduo que provavelmente estava soltando a pipa se escondeu nos fundos do imóvel.

“Mas mesmo assim recolhemos a pipa, a linha e foi feito o B.O. de infração administrativa para um dos responsáveis, que se prontificou a entrega a pipa”, disse o guarda Cândido.

O adulto que atendeu os guardas e entregou a pipa será o responsável pela multa no valor de R$ R$ 1.855,40.

RUA ESTADOS UNIDOS

Nesta quinta-feira, dia 4 de junho, os guardas Roseno e Cândido encontraram carretel de linha chilena jogada na rua Estados Unidos, na Vila Bandeirante. O objetivo encontro não gerou Boletim de Ocorrência, pois não foi encontrado o proprietário da linha.

Todas as pipas recolhidas na área urbana de Birigui são incineradas pela Polícia Municipal.

PREFEITURA DE BIRIGUI

Secretaria de Segurança Pública