08/06/2020
PREFEITURA E CR DE BIRIGUI IRÃO DISTRIBUIR 17 MIL MÁSCARAS

Uma parceria da Prefeitura Municipal com o Centro de Ressocialização (CR) de Birigui irá confeccionar 17 mil máscaras de proteção facial.

Com material da Prefeitura de Birigui, os detentos do CR estão confeccionando o equipamento de proteção individual (EPI), essencial neste momento de pandemia da covid-19.

Três mil máscaras já foram feitas e serão distribuídas gratuitamente aos servidores da Prefeitura de Birigui, que devem trabalhar com o equipamento.

Outras três mil máscaras (em produção) serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Birigui. A proteção facial será doada para famílias de baixa renda ou que foram prejudicadas pelo coronavírus.

Em uma segunda etapa da confecção, visando aumentar a segurança para o retorno das aulas, 11 mil máscaras serão feitas para atender os alunos matriculados nas escolas mantidas pela Prefeitura de Birigui.

O retorno das aulas ainda não foi definido. A data será divulgada com antecedência pela administração, que segue decretos do Governo do Estado de São Paulo e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

PARCERIA

Em 2018, a Prefeitura de Birigui e o CR da cidade já haviam feito parceria. Naquela época, reeducandos que cumpriam pena no regime semiaberto promoveram pintura de escolas da administração, através do Programa Via Rápida.

“Como a parceria deu certo, também tivemos a colaboração dos detentos, por contrato firmado entre a Prefeitura, Fundação Prof Dr Manoel Pedro Pimentel (Funap) e CR de Birigui, no trabalho de limpeza pública e revitalização de praças”, explicou a secretária adjunta de Administração da Prefeitura de Birigui, Tânia Gimenez.

O CR de Birigui conta com 200 detentos. Onze deles trabalham em cinco máquinas industriais onde as máscaras são produzidas. Outros 20 colaboram no trabalho de limpeza geral da cidade mas, no momento, estão suspensos do serviço devido a pandemia.

Já a Prefeitura de Birigui conta com 3.200 servidores.

“Além das máscaras, a administração também está oferecendo álcool em gel, que foram disponibilizados em todos os departamentos”, completou Tânia.

Para os profissionais da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu e oferece diariamente insumos e materiais de proteção para os trabalhos diários do setor.

PREFEITURA DE BIRIGUI